terça-feira, 26 de maio de 2009

Município é contemplado com acordo firmado entre Estado e União para reduzir mortalidade infantil

São Lourenço da Mata foi contemplada, nesta última terça-feira (26), por um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, na intenção de combater a mortalidade infantil. O acordo assinado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante solenidade no Palácio das Princesas, foi nomeado de Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Pernambuco, e prevê a liberação de R$ 10 milhões por parte do Governo Federal para ações voltadas à prevenção de óbitos de crianças em 26 cidades de todas as regiões do estado.

O prefeito Ettore Labanca, que também esteve presente no evento, ressaltou que o apoio será importante para reverter o atual quadro no nosso município. “Infelizmente São Lourenço da Mata não apresenta bons índices no combate à mortalidade infantil, e toda ajuda é bem-vinda na intenção de combatermos esse mal”, ressaltou o prefeito.

Além de São Lourenço da Mata, outras cidades que também apresentam altos índices de mortalidade infantil e tidas como prioritárias para o Ministério da Saúde também serão assistidas. É o caso de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Uma, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

O Pacto tem como meta reduzir, no mínimo em 5%, o número de mortes de crianças menores de um ano de idade no Brasil a cada ano. O investimento total do Ministério da Saúde (MS), em 250 municípios é de R$ 110 milhões. Em Pernambuco, o dinheiro irá incrementar a atuação do programa Mãe Coruja que, desde 2007, acompanha a gravidez e os primeiros anos de vida de pequenos pernambucanos. Para alcançar as metas previstas no estado, o Pacto vai colocar 88 novas equipes do programa Saúde da Família (PSF), criar 108 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, construir 34 leitos de UTI, 102 leitos de UCI e quatro bancos de leite humano.

Além disso, três hospitais serão credenciados no Iniciativa Amigo da Criança, cinco maternidades receberão equipes qualificadas para o Método Canguru, e quatro hospitais irão aderir à Rede Perinatal. Por fim, está prevista a qualificação dos profissionais do SAMU para atendimento de urgências e emergências obstétricas e neonatais.

Segundo o Ministro Temporão, este Pacto é um desafio lançado pelo presidente Lula no sentido de reduzir a diferença que ainda existe entre as regiões brasileiras. “É inaceitável que o Nordeste tenha uma mortalidade duas vezes maior que a região sul”, exemplificou o Ministro. (Com informações do Palácio das Princesas).

Renata Gondim - Secretária de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário