segunda-feira, 25 de maio de 2009

Doa a quem doer, a Copa é de São Lourenço da Mata

Renata Gondim
Jornalista e Secretária de Comunicação Social de São Lourenço da Mata
.
Estamos na contagem regressiva para comemorarmos, no próximo domingo, 31 de maio, a indicação de São Lourenço da Mata como cidade sub-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A proximidade da conquista, no entanto, parece estar incomodando alguns setores de oposição ao projeto apresentado e oficializado pelo Governo do Estado. Ontem (domingo, 24/06) a noite, durante o programa "Esportes no 11", o jornalista Claudemir Gomes e representantes do Santa Cruz Futebol Clube demonstraram que ainda não conseguiram "engolir" a decisão do governador Eduardo Campos.
.
Artigos - diga-se de passagem extemporâneos - tentam vender a idéia de que o projeto pode passar por modificações, e que a Copa poderá acontecer no estádio do Santa Cruz, ou no Jiquiá, em Recife. Valendo-me da minha condição de jornalista, e não de Secretária de Comunicação de São Lourenço da Mata, o que eu posso dizer, ou melhor, garantir, é que não existe a mínima possibilidade disso acontecer.
.
Pernambuco sendo indicado como sub-sede da Copa, a cidade é São Lourenço da Mata. Se não for São Lourenço, não haverá Copa em Pernambuco. Simples assim. O que quer que se diga que fuja a esse conceito não passa de conversa jogada fora, ou de discursos e avaliações tendenciosas. É compreensível que muitos tricolores e recifenses gostariam de ver a Copa na sua "casa". Mas um projeto que por ventura contemplasse o estádio do Santa Cruz certamente não teria a grandiosidade do que está planejado para ser construído em São Lourenço (uma Cidade da Copa com nove mil unidades habitacionais, hospital e centro comercial).
.
Concordo que os gastos seriam menores. Mas os benefícios acompanhariam o mesmo raciocínio, e ainda correríamos o risco de perdermos a oportunidade de sediar a Copa, caso esse projeto se tornasse pequeno diante dos apresentados pelos demais estados.
.
No mais, tanto os demais representantes esportivos e políticos, como parte da mídia, precisam curvar-se ao fato de que a Cidade da Copa não será construída no Recife, como muitos ainda insistem em falar ou escrever. Mas até isso é uma questão de tempo, de adaptação. E se hoje São Lourenço é "uma cidade pequena e pouco desenvolvida", como eles fizeram questão de ressaltar no programa, certamente, com mais alguns anos, mostraremos o desenvolvimento que esta conquista nos trará.
.
Como diz o povo, que mesmo simples é sábio: doa a quem doer, nós somos São Lourenço da Copa!


Um comentário: