A pesquisa Exame/Ideia divulgada no final da semana trouxe novos números na corrida pelo Governo do Estado. De todos os pré-candidatos, a que melhor se destacou foi a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Desde a entrada de Marília na corrida pelo Governo, Raquel teve que dividir com a pré-candidata do Solidariedade a parcela do eleitorado que quer ter uma mulher no comando do executivo. Marília tem um recall de ser conhecida pela maioria dos pernambucanos. Em 2018, Marília protagonizou uma verdadeira disputa interna dentro do PT para disputar o Governo, mas não conseguiu. o PT anunciou apoio a Paulo Câmara. Já em 2020, Marília disputou a Prefeitura do Recife contra o seu primo, João Campos que foi eleito.
Já Raquel Lyra tem uma vasta carreira no serviço público e embora tenha disputado duas vezes a Assembleia Legislativa só passou a se tornar conhecida em 2016 quando teve negado o direito de disputar pelo PSB e filiou-se ao PSDB. Dali em diante, a caruaruense passou a ganhar contorno político como a prefeita de Caruaru. Em 2020, foi reeleita com uma expressiva votação. Após sua reeleição o seu nome passou a ser cogitado como pretensa pré-candidata ao Governo.
Os seis pontos de diferença entre Marília Arraes e Raquel Lyra tem uma importância muito grande justamente pelo momento (ainda é cedo para iniciar a campanha de fato) e pelo histórico da deputada Marília Arraes que vale lembrar que continua sendo a líder da disputa embora este levantamento já aponte para um empate técnico entre as duas embora ainda dentro da margem de erro.
"A pesquisa trouxe a público uma realidade que já é conhecida internamente: os votos de Raquel Lyra são duros e difícil de tirar" comemorou o deputado federal Daniel Coelho do Cidadania. Nos bastidores do meio político o crescimento de Raquel para quase 20% pegou muitos de surpresa pois acreditavam que com a entrada de Marília Arraes a pré-candidatura de Raquel sofresse uma baixa muito grande. Não aconteceu. Também não aconteceu outro fato que se esperava, da deputada federal Marília Arraes crescer muito a ponto de forçar a unificação de duas pré-candidaturas: Miguel Coelho e Raquel Lyra. O que a pesquisa trouxe foi um dado bastante importante: o jogo está aí e bem distante do final. Qualquer palpite sobre a campanha política de 2022 pode ser precipitado.
Miguel - Outro pré-candidato que se saiu bem na pesquisa Exame/Ideia foi o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ele mostrou que tem seu nome consolidado na casa dos 10% e que a estratégia de sua pré-campanha tem sido acertada. O pré-candidato esteve no final de semana percorrendo o agreste onde participou de eventos em Caruaru e Bezerros.
Disputa acirrada - Já pelo Senado,a disputa se mostra bastante acirrada: Teresa Leitão, André de Paula e Gilson Machado Neto estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Danilo - O pré-candidato a governador Danilo Cabral voltou à sua terra natal, Surubim, no Agreste Setentrional, no último sábado, para um ato político organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade em apoio à sua pré-candidatura, à de Lula à Presidência da República e à de Teresa Leitão, ao Senado. A reunião juntou lideranças da região e de todo o estado, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, o estadual Doriel Barros, a prefeita Ana Célia, a vereadora Ivete Ramos e outros.
Na estrada - O governador Paulo Câmara retorna, nesta segunda-feira, ao Agreste Meridional do Estado, para dar continuidade às ações previstas no Plano Retomada. Serão liberados recursos para os municípios de Paranatama, Iati, Itaíba e Águas Belas. Os anúncios de ações incidem sobre diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano. Ele também fará a entrega de vários títulos de propriedade a famílias da região.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.]

Nenhum comentário:
Postar um comentário