segunda-feira, 25 de março de 2013

Arena Pernambuco antecipa prazo em duas semanas e já tem gramado



Com 17 dias de antecipação, o gramado da Arena Pernambuco foi implantado numa operação realizada durante o fim de semana, na corrida do comitê organizador para entregar o estádio no dia 14 de abril, data prevista para inauguração. A grama do tipo bermuda tifway 419, oficial da Fifa, foi transportada do centro de treinamento do Náutico, onde começou a ser plantada novembro passado. Vinte homens participaram do implante do piso que servirá de palco para  grandes jogadores do cenário mundial na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.

- Tínhamos uma obra com vidro, concreto, formada por material inerte. A partir de agora a Arena ganhou vida. Tudo vai girar em torno dela, pois se tornará a protagonista da estrutura, onde o futebol acontece - disse o diretor de contrato da Arena Pernambuco, Bruno Dourado.

A área do gramado é de 8.900 metros quadrados e é composta por rolos de grama, no mesmo processo utlizado nas arenas mais modernas, como a do Camp Nou, em Barcelona, que serviu de referência para a Arena Pernambuco. A expectativa é de que a bermuda tifway já comece a enraizar no piso do estádio.

- É importante que isso aconteça o quanto antes para a saúde da grama porque, a partir daí, ela começa a ser nutrida com os sais minerais. Optamos por rolo pela definição de uma arena multiuso. Em shows e outros eventos, o gramado poderá ser retirado sem qualquer dano. Se a grama fosse plantada em mudas, estragaríamos o piso.

Nas próximas semanas, a barra e a pintura com a as medidas futebolísticas serão colocadas. Uma máquina especial, que já se encontra no estádio, marcará as linhas do campo, orientada por um sensor espacial, que evita desalinhamento na marcação.

O gramado foi colocado na surdina, para a surpresa dos operários da obra, que se depararam com a área verde no centro do estádio. O ajudante de produção Elielson Marques ficou boquiaberto com o que viu.

- Foi uma surpresa muito grande. Não sou bom de bola, mas gosto de jogar e já me imagino no evento inaugural, atuando em algum dos times dos funcionários. Muito bonito - frisou o Marques, lembrando do primeiro evento-teste, marcado para maio, no qual os operários da obra disputarão uma partida sob os olhares dos seus familiares.

Fonte :G1 
Lula Moraes Recife.


Nenhum comentário:

Postar um comentário