quinta-feira, 22 de março de 2012

TRE estima gastar R$ 14 milhões nas eleições 2012


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) calcula um gasto de R$ 14 milhões para que as eleições municipais desse ano sejam realizadas em todo o Estado. O valor prevê gastos administrativos e operacionais do pleito como treinamento dos mesários, deslocamento das urnas, organização das seções eleitorais, entre outros custos, e veio de uma projeção baseada num estudo feito no período de dois anos da entressafra eleitoral. Caso o montante não seja utilizado, a sobra retorna aos cofres do TSE.

O TRE também já se prepara para outubro abrindo o olho na movimentação dos pré-candidatos, principalmente nas cidades que são historicamente mais problemáticas. Em entrevista nesta quarta (21) à Rádio JC/CBN, os desembargadores Stênio Neiva e Ronnie Duarte e o técnico judiciário Romero Russel explicaram que eleições municipais, apesar do caráter local e da maior simplicidade para o eleitor, trazem sempre uma dificuldade operacional maior devido a quantidade de políticos inscritos. “Imagine o número de candidatos a vereador juntando as 184 cidades do Estado”, disse Ronnie Duarte. Só para o Recife, o TRE espera pelo menos 700 candidatos à Câmara.

Além disso, Stênio Neiva, que acumula a função de ouvidor do TRE, disse que já existe uma recomendação para os Juizes Eleitorais de alguns municípios para que aumentem a vigilância em cima dos pré-candidatos, principalmente para casos de campanha antecipada. “O TRE sabe onde são os casos mais problemáticos e vai atuar para que dê tudo certo”, disse Neiva, sem citar nomes nem das localidades, nem dos políticos”.

Foi lembrado ainda o prazo final de recadastramento (9 de maio) para os eleitores das localidades que terão o cadastro por leitura biométrica, a partir das eleições desse ano. “O eleitor corre o risco de perder o título eleitoral caso perca o prazo”, alertou Neiva. Estão na lista as cidades de Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó, Vicência, Cumaru e Cupira, além de Fernando de Noronha.

Fonte :JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário