segunda-feira, 26 de março de 2012

Lei da Ficha Limpa e voto em trânsito são destaques do Brasil Eleitor


O programa Brasil Eleitor desta semana esclarece a questão do voto em trânsito para as eleições municipais de 2012, isto é, como ficará a situação das pessoas que vão viajar durante o dia da votação. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explicam se é possível ocorrer esse tipo de votação ou se essa possibilidade somente é viável nas eleições nacionais. O programa estreia neste sábado (10), às 7h, pela TV Cultura, e vai ao ar também no domingo (11), às 20h30, pela TV Justiça.

Ficha Limpa
Outro destaque do programa são as consequências da Lei da Ficha Limpa para o cenário político brasileiro, que passa a ser aplicada já nas eleições municipais de 2012. O Brasil Eleitor traz especialista em Direito Eleitoral que explica os detalhes da lei, julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano.

Eleitorado de BH
O quadro “Para quem vai o seu voto?” desta semana vai até Belo Horizonte-MG para questionar os eleitores da metrópole que tem mais de 1,8 milhão de eleitores. O quadro mostra também as preocupações do eleitorado mineiro quanto às mudanças necessárias para o melhoramento da cidade.

Glossário eleitoral
O outro quadro do programa “Glossário Eleitoral” explica para o eleitorado brasileiro o significado do termo “qualificação eleitoral”.


Poesia e eleições
  O programa Brasil Eleitor traz ainda a história do poeta popular que trabalha na feira livre do Alecrim, em Natal, Rio Grande do Norte. A diferença desse cordelista está nos versos propícios ao ano eleitoral, que provocam no eleitor a consciência da importância do voto.


Exemplo de cidadania
O quadro “eleitor brasileiro” desta edição conta também a história da eleitora centenária de São Paulo que não abre mão do direito de votar. A personagem é dona Geraldina Marx, uma das primeiras trabalhadoras da Justiça Eleitoral paulista, que explica sua participação na democracia brasileira.

Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do TSE, sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país. Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Fonte:TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário