quinta-feira, 8 de março de 2012

Arena Pernambuco terá usina solar


A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, terá uma usina solar. Com investimento de cerca de R$ 13 milhões, a usina solar gerará 1MWp de potência instalada, o equivalente ao consumo médio de 6 mil brasileiros.  O início da implantação está prevista para o segundo semestre de 2012, com expectativa para entrar em funcionamento até junho de 2013 e é fruto de uma parceria entre o governo de Pernambuco, Celpe e Odebrecht Energia.

A instalação da usina solar faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento - “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  que será realizado pelas concessionárias do Grupo Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern) e a Odebrecht Energia, com investimento total de R$ 24,5 milhões.

A implantação e operação da usina não acarretarão custos adicionais ao estádio, em construção pela Odebrecht Infraestrutura, sendo arcados pelas empresas participantes do projeto da planta solar. Toda energia gerada será destinada à Arena Pernambuco. Sua tecnologia utilizará energia solar fotovoltaica, que conta com painéis solares para converter a energia da luz do sol em energia elétrica.

O Memorando de Entendimento para a instalação da usina já foi assinado entre a Arena Pernambuco e a Odebrecht Energia, responsável pela usina solar após o término de sua implantação.

O presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, destaca o comprometimento da empresa com a produção energética sustentável ao investir no desenvolvimento de novas tecnologias e estímulo à utilização de fontes renováveis.

Para Fernando Chein, diretor de geração da Odebrecht Energia, o projeto da Arena Pernambuco contribui com o desenvolvimento da energia solar no País, uma fonte com grande potencial de aliar sustentabilidade na matriz energética brasileira.

O uso da energia solar trará também benefícios ambientais, por ser um recurso renovável e não poluente, com baixo custo de manutenção. A fonte é abundante em quase todo o território nacional e permite a geração distribuída, o que reduz os custos globais de energia e ainda gera créditos de carbono.

Entre as arenas no mundo que já adotaram a energia solar estão o Qwest Field, em Seattle, o AT&T Park, em São Francisco, ambos nos Estados Unidos, e ainda e o Easy Credit Stadium, em Nuremberg, na Alemanha.


Fonte:Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário