segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Arena Pernambuco avança em 2011, mas tem de acelerar em 2012

2011 foi um ano de acontecimentos importantes para a Arena Pernambuco, futuro palco dos jogos da Copa do Mundo 2014 na Região Metropolitana do Recife. A construção teve alguns problemas, incluindo uma greve de cerca de uma semana em novembro, mas chega ao ano no estágio de 30% concluída. A grande notícia foi a pré-seleção para ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013, algo que só será confirmado dependendo do andamento das obras em 2012. Outro ponto importante foi a certeza de que não se tratará de um elefante branco: o Consórcio Arena Pernambuco assinou contrato de utilização do estádio no pós-Copa com o Náutico, até agora o seu único inquilino (e com benefícios). A liberação dos recursos do BNDES aconteceu, embora contestada posteriormente, sem sucesso, pelo Minstério Público. Para 2012, a difícil missão de chegar aos 75% de conclusão em junho, estágio apontado como o ideal para garantir a presença na Copa das Confederações.

Iniciado em outubro de 2010, o processo de construção da Arena Pernambuco começou 2011 com menos de 10% de conclusão. A fase era a da terraplenagem do terreno localizado em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. No primeiro semestre, as chuvas atrapalharam o andamento das obras e dificultaram um avanço mais substancial. O atraso foi reconhecido pelo Secretário Extraordinário da Copa do Mundo em Pernambuco, Ricardo Leitão. Nesse período, foram iniciadas as obras de fundações do estádio. Porém, o primeiro trimestre terminou sem que fosse possível notar grandes avanços.

Por outro lado, do ponto de vista econômico-político, houve a boa notícia da liberação do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). No dia 27 de janeiro, a instituição autorizou a quantia de R$ 400 milhões que seriam investidos na Arena Pernambuco. Na parte política, a Arena contou com a visita do então ministro dos Esportes, Orlando Silva, que avaliou positivamente o andamento das obras.

Abril chegou, e a Arena Pernambuco estava ainda na fase da terraplenagem. Com o fim do castigo das chuvas, finalmente esta etapa pode continuar a todo vapor, chegando a 85% de conclusão. As fundações, iniciadas em meados do meio do primeiro trimestre, também continuavam. A curiosidade desde período foi a marcação do provável meio de campo do gramado da Arena.

No fim de junho, o desenho do que seria o contorno das arquibancadas ao redor do campo já começava a surgir na ala sul do estádio. A terraplenagem foi concluída, e as fundações chegaram a 30%.

No campo político, a Arena foi contestada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusaram irregularidades na parceria público-privada. Um ofício publicado no Diário Oficial do dia 14 de abril recomendava a suspensão do financiamento de R$ 280 milhões do BNDES até que os pontos conflitantes fossem resolvidos. Como se não bastasse isso, no dia 30 de junho, os pouco mais de 700 funcionários da Arena entraram em greve por três horas como medida de advertência.

A segunda metade do ano chegou com muita expectativa para o andamento das obras da Arena Pernambuco, já que a Fifa viria vistoriar o estádio em setembro. Em julho, 35% das obras de fundações estavam concluídas. Na vistoria da Fifa, os representantes da entidade percorreram o local das obras, mas não concederam entrevistas. Setembro terminou com as fundações próximas de 60%.

O quarto e último trimestre do ano foi o mais movimentado de todos com o tão aguardado anúncio das sedes da Copa das Confederações de 2013 e da distribuição de jogos para cada sede durante a Copa do Mundo de 2014. A cidade do Recife, junto com Salvador, foi pré-selecionada para sediar a Copa das Confederações, mas a confirmação está condicionada ao cumprimento de requisitos da Fifa para a conclusão das obras a tempo de sediar o torneio. Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Fortaleza já estão garantida. Na ocasião, informou-se que as obras teriam de estar totalmente concluídas até dezembro de 2012. Já na Copa, a capital pernambucana ficou responsável por receber cinco jogos do torneio.

Com 20% das obras concluídas em outubro, a Arena Pernambuco começava a ser notada de maneira vertical. Já era possível visualizar o príncipio do que seria a arquibacanda. Em Novembro, o estádio estava 22% concluído.

A movimentação também foi intensa nas negociações para ver qual ou quais times pernambucanos mandariam seus jogos na Arena Pernambuco. O Náutico foi o único a fechar um acordo para tanto, e receberá inúmeras vantagens, como o pagamento de uma "mesada" do Consórcio Arena Pernambuco, da Odebrecht, até o momento em que o estádio estiver pronto e liberado para o time jogar. Além disso, o consórcio investirá na ampliação do centro de treinamentos do Náutico. O contrato foi assinado no Palácio do Campos das Princesas em solenidade no dia 17 de outubro.

FUTURO

As obras da Arena Pernambuco devem evoluir com um ritmo mais forte no primeiro semestre de 2012 com o aumento do número de funcionários, que passará de 1.917 para pouco mais de 2.500. A expectativa é que o estádio fique 75% concluído em junho do ano que vem, mês em que a Fifa definirá se a capital será uma das cidades a receber a Copa das Confederações. Até lá, o estádio receberá uma visisita do Comitê Organizador Local para a Copa do Mundo-Fifa a cada mês, como forma de acompanhamento do cronograma de andamento das obras, a fim de que tudo saia bem.

Fonte:Blog do Torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário