terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cidade da Copa: Pernambuco tenta reduzir violência urbana para a Copa 2014

A Região Metropolitana do Recife ocupa uma posição de destaque entre as capitais com maior índice de violência no país. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), foram registrados 4.015 casos de homicídios no estado em 2009. O site “PEBodyCount”, que faz a contagem diária dos assassinatos ocorridos em Pernambuco, já registrou 392 homicídios somente neste início de ano.

Mesmo com números elevados de violência, o coordenador do Comitê de Pernambuco para a Copa 2014, Ricardo Leitão, afirma que esta não é a principal dificuldade do estado apontada pela Fifa. “Surpreendentemente, a segurança não foi o maior problema na avaliação da Federação Internacional. O nosso ponto mais frágil é a rede hoteleira”, garante.

Segundo Leitão, o planejamento de segurança para a Copa 2014 ainda não foi definido pelo governo federal. Pernambuco, portanto, não possui um programa específico para reduzir a violência urbana até 2014, já que as ações focadas no Mundial são feitas de maneira integrada entre os governos federal, estadual e municipal.

No caso de Pernambuco, as prefeituras de Recife e São Lourenço da Mata, cidade que vai abrigar a Arena Capibaribe, onde serão realizados os jogos do Mundial, irão participar das ações.

Pacto Pela Vida
Enquanto aguarda a orientação do governo federal para atuar na segurança da Copa 2014, Pernambuco investe em infraestrutura a fim de reduzir os casos de violência urbana. “O governo do estado contratou 2.000 policiais militares, 1.500 policiais civis, criou um departamento de homicídios e de combate aos narcóticos e fez investimentos na área de inteligência científica”, diz Leitão.

Estas ações fazem parte do Pacto Pela Vida, uma política pública de segurança com projetos de prevenção e controle da criminalidade. Desde a implantação do programa em maio de 2007, o governo de Pernambuco estabeleceu como meta uma redução anual de 12% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI).

Em 2008, porém, a meta não foi alcançada. A redução da taxa de homicídios ficou 2,8%. Já em 2009 houve queda de 12,2% dos assassinatos, com 508 ocorrências a menos que no ano anterior.
Para o prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, a atual gestão estadual sempre esteve preocupada em reverter o quadro de violência. “Estamos acompanhando uma constante redução no número de homicídios com o Pacto pela Vida. A Secretaria de Defesa Social vem atingindo suas metas, e atuando de forma incisiva nos focos de violência”, diz.

Pioneiro na criação do Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor (Jetep) – serviço itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco que atua durante as partidas de futebol –, Pernambuco contará com o apoio do órgão no combate à violência dentro e fora dos estádios. Visando à redução da violência durante os jogos da Copa 2014, o Juizado pretende firmar um convênio com a polícia inglesa para trocar experiências sobre segurança nos estádios e realizar um trabalho preventivo entre a população.

Fonte: Portal Copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário