quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Equipe da Vigilância Sanitária irá fiscalizar ambulantes durante todo o período carnavalesco

Quem ganhará reforço nesse Carnaval é a saúde dos são-lourencenses. Para intensificar as ações de promoção e proteção à saúde da população durante o período de folia, a Diretoria de Vigilância em Saúde junto a Divisão de Vigilância Sanitária elaborou um conjunto de ações para prevenir o folião de possíveis riscos e agravos à saúde.

Sempre procuradas na hora da fome, as barraquinhas de comida serão o principal alvo de fiscalização. Durante todos os dias uma equipe composta por três agentes e um inspetor sanitário irá visitar o comércio informal e formal de alimentos para orientar os vendedores através da distribuição de material educativo e hipoclorito de sódio.

Nas barracas serão observadas questões de higiene como o uso do material utilizado, as condições de refrigeração e qualidade dos alimentos, tal como a exposição dos mesmos. Quanto às bebidas só será permitida a comercialização de produtos engarrafados e lacrados. Os comerciantes serão ainda fiscalizados quanto à apresentação pessoal, higiene e condições de saúde. É proibido o acondicionamento de alimentos, e a colocação de botijão de água mineral no chão.

Para os foliões em geral, as ações da Secretaria de Saúde se concentrarão na distribuição de preservativos. Os hospitais da cidade irão manter o regime de plantão. Segundo o secretário de Saúde, Humberto Antunes, os são-lourencenses devem ficar atentos aos cuidados com a saúde. “Eles devem manter a higiene, procurar sempre estar hidratado, tomando água de boa origem, refrigerantes e sucos. Quando for comer na rua eles devem procurar saber a origem e a qualidade desses alimentos para evitar as infecções e viroses”, alertou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário