sábado, 26 de setembro de 2020

Patrícia x Mendonça: um jogo de vida ou morte

A pesquisa Ipespe em parceria com a Folha de Pernambuco trouxe um elemento muito importante na disputa pela prefeitura do Recife. Além da disputa familiar entre João Campos e Marília Arraes, a Delegada Patrícia Domingos e Mendonça Filho prometem fazer uma disputa fratricida pela hegemonia da direita na capital pernambucana.

Apesar de um empate técnico entre Patrícia e Mendonça, a primeira com 14% e o segundo com 13%, existem nuances que apontam para um jogo de vida ou morte em novembro para os dois. Eles disputam uma mesma faixa de eleitorado, e se repetir o histórico de eleições anteriores, um deles tende a minguar muito até o dia 15 de novembro para que o outro tenha alguma chance de chegar ao segundo turno.

A favor de Patrícia pesam a sua baixa rejeição, apenas 26% e seu alto desconhecimento, 37%. Essa mistura permite avaliar que a delegada tem muita condição de crescer, mesmo sem ter uma grande estrutura. Seu caminho pode ser a classe média, público refratário ao PSB e ao PT, e mais afeito às redes sociais, que é onde a delegada pode se fortalecer, uma vez que terá um guia eleitoral pequeno.

Mendonça Filho por sua vez, tem ao seu favor o segundo maior guia eleitoral da disputa, ele terá que ser utilizado de forma competente para que o eleitor que rejeite o PT e o PSB o identifique como a melhor opção, porém com 92% de conhecimento do eleitorado, 57% de rejeição e apenas 13% de intenção de voto, Mendonça terá um desafio hercúleo nesta campanha para apresentar algum tipo de competitividade, uma vez que esses dados em conjunto apontam para uma desidratação no decorrer da campanha como aconteceu em 2012 com o próprio Mendonça e com Cadoca em 2008.

O fato é que o voto útil poderá ser fatal para Mendonça ou Patrícia na reta final da eleição, e a dúvida é se vai prevalecer a altíssima rejeição de Mendonça ou a pequena exposição de Patrícia para saber quem terá condições de chegar ao segundo turno.

Denunciado – A Lava Jato do Rio de Janeiro denunciou Frederick Wassef, ex-advogado da família Bolsonaro, pelos supostos crimes de peculato e lavagem. A denúncia foi na Operação E$quema S. Era na casa de Wassef, em Atibaia, que estava escondido o ex-assessor Queiroz.

Guia – A Justiça Eleitoral divulgou a tabela com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A Portaria TSE 722/2020 foi publicada nesta sexta-feira (25). PT, PSL e PP ficam com os maiores tempos. 60% do tempo irá para os candidatos a prefeito e 40% para os vereadores.

Vaga – O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, informou que se aposentará em 13 de outubro, três semanas antes do previsto. A saída do decano abre a primeira vaga no STF durante o governo de Jair Bolsonaro, a quem cabe indicar o substituto. O novo nome indicado dependerá também da aprovação da maioria absoluta do Senado.

Inocente quer saber – O segundo turno é fato consumado no Recife?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário