sábado, 26 de setembro de 2020

O protagonismo das mulheres na política

A pesquisa para prefeito do Recife divulgada nesta sexta-feira que mostra a deputada federal Marília Arraes (PT) em primeiro lugar e a Delegada Patrícia Domingos em terceiro lugar mostra uma fator importante que talvez poucos tenham prestado atenção. Na história política do Recife, muitas mulheres já tentaram disputar o comando do executivo municipal, mas apenas neste ano de 2020, elas estão tomando conta do protagonismo no pleito.

De um lado, Marília Arraes que é de esquerda, filiada ao PT que administrou o Recife de 2001 a 2012 com os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa. Marília já fez parte do PSB, já foi secretária na primeira gestão Geraldo Júlio. Já exerceu cargo político de vereadora e agora está na Câmara Federal. 

De outro lado, Patrícia Domingos, servidora pública, delegada que ficou à frente da Decasp e comandou várias operações de combate à corrupção no estado de Pernambuco. Em 2018, com a extinção da Decasp e a criação do DRACO, Patrícia foi praticamente afastada do comando dessas investigações no estado. A pré-candidata se considera de direita e é filiada ao PODEMOS, partido que nunca teve um protagonismo na capital como o PT teve.

Apesar de ser de lados opostos e totalmente antagônicos, a presença de Marília Arraes e de Patrícia Domingos modifica um debate que durante anos foi protagonizado apenas por homens. Essa é uma clara demonstração da força das mulheres na política.

E ainda tem mais - Não será apenas Marília Arraes e Patrícia Domingos que estarão na disputa pela Prefeitura. A vice de João Campos é a ex-vereadora Isabela de Roldão e a vice de Mendonça Filho é a deputada Priscila Krause. Pelo PSTU disputam duas mulheres: Claudia Ribeiro e Kátia Teles.Claudia Ribeiro, 48 anos, é professora e militante. Nascida no Rio de Janeiro, mora no Recife desde os 7 anos. Também tem Roberta Rita como vice do PCO.

Troca de nomes em Palmares - O ex-prefeito de Palmares, Beto Melo (PP), anunciou o seu filho, Junior de Beto como é conhecido como candidato a prefeito do seu grupo político. A mudança no nome se deve ao fato de impedimentos eleitorais. Beto teve uma conta sua rejeitada pela Câmara de Vereadores de Palmares o que o deixou totalmente inviabilizado para o pleito. Agora, a luta é pela transferência de votos.

Xexéu - O pré-candidato a prefeito de Xexéu recebeu o apoio de agentes de saúde e de endemias do Município; Rogério Cabral, Valmir Soares, Pedro Feliciano, Ailton Hermínio, Quecia Gonçalves, Charles Lúcio, Valdir Raimundo, Erenildo Manoel, e suas respectivas famílias, que se unem ao projeto dos “filhos da terra”, em busca de um futuro melhor.

Irregularidade - A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou irregular na última nesta terça-feira (22) o processo de Auditoria Especial (TC nº 1856294-2) de 2018 que avaliou contratos e execução dos serviços de transporte escolar no município de Bodocó.Os serviços foram prestados pela empresa AJA Locadora de Veículos e Serviços Ltda. por meio dos contratos nº 004/2017 e 067/2017, originados a partir do Pregão Presencial nº 029/2017.

Atento - O deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) esteve na Rádio Jornal Garanhuns nesta quarta-feira (23), onde falou ao radialista Eduardo Peixoto sobre seus projetos para a prefeitura, caso seja eleito no pleito de 15 de novembro.Mesmo citando propostas, Sivaldo revelou que continua ouvindo a população, levando as demandas para seu plano de governo.

Campanha - A partir deste domingo inicia-se a campanha eleitoral para o pleito de 2020 e vocês vão acompanhar a cobertura da eleição aqui no nosso Blog. Serão 45 dias de correria e de tentativas de convencimento do eleitor. Tem gente que participa ativamente desses movimentos, tem outros que gostam dos bastidores. Tem ainda outros que ficam observando de longe. Não importa de como você acompanhe a campanha política. Aqui no nosso Blog vamos fazer o possível para levar a informação em tempo real. De domingo a domingo!

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: 
(81) 98281 4782
E-mail: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte : Blog de Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário