quarta-feira, 30 de setembro de 2020

A alternância de poder

Desde 1989, o Brasil está vivendo o chamado período de redemocratização. O povo teve o direito de eleger diretamente os seus governantes e assim vem fazendo. Vamos focar nas campanhas presidenciais para analisarmos como o Brasil vem fazendo suas escolhas. Em 1989 tivemos uma eleição com os mais diversos candidatos. Depois de um longo período tivemos Collor, nordestino, estado de Alagoas eleito presidente em um pleito contra Lula também nordestino, estado de Pernambuco. Em 1994 tivemos a eleição de Fernando Henrique Cardoso que teve como vice Marco Maciel, de Pernambuco.

A dupla foi reeleita em 1998 na primeira eleição em que funcionou o instituto de reeleição. Em 2002, após três derrotas consecutivas, Lula chegou à presidência. Ele governou o país até 2010, quando Dilma se elegeu, e depois foi reeleita em 2014. Em 2018, chega ao poder Bolsonaro que apresentava-se como diferente de todos: de Collor a Dilma. 

A alternância de poder é algo bom e saudável para a democracia brasileira. Mas alternância de poder nem sempre significa mudança dos partidos que governam a cidade ou o estado. Um exemplo claro de alternância é os dois governos do PSB no estado: Eduardo Campos e Paulo Câmara. Um tinha um olhar bem mais político, o outro um olhar bem mais técnico. 

Para não ficarmos apenas em Pernambuco nós vemos a alternância de poderes entre pessoas com diferentes pensamentos com Mário Covas, Alckmin, Serra e João Doria. Até mesmo de um mandato onde alguém foi eleito para outro onde se foi reeleito podem acontecerem mudanças bastante significativas. Quem nunca chegou a aprovar mais um segundo governo do que o primeiro de um mesmo governante? Ou o contrário? 

Alternar o comando de uma cidade, estado ou país, nem sempre significa tirar um grupo ou um partido do poder. Mas só o fato de colocar uma nova pessoa que pensa diferente, ou que tenha uma maneira diferente de pensar já vale como tal.

A alternância errada - Alguns sucessores de prefeitos/governador e até presidente entram para comandar mais perdido do que cego em tiroteio. Tanto é que passam os quatro anos arrumando desculpas para os defeitos que não encontram soluções e outras: Muitas vezes sequer procuram.

O Período da mágica - Analistas eleitorais dizem que esse período eleitoral é o da mágica. Todo mundo aparece dizendo o que pode fazer, e como fazer e o que fazer. No entanto, quando assumem, ninguém sabe, tá tudo bagunçado, e por aí vai. Cuidado para não se iludirem.

Bons números do IDEPE Jaboatão - O alto rendimento dos alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes tem alavancado os índices do setor educacional da cidade nos últimos anos. Divulgado recentemente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) comprovou, pela terceira vez, a liderança do Jaboatão entre os municípios da Região Metropolitana (RMR), ocupando o topo do ranking na análise dos anos iniciais. O resultado é observado como parte do processo formativo e do trabalho desempenhado por professores, gestores e demais colaboradores junto à gestão educacional do município.

Buscando o benefício de Pernambuco - João Paulo Costa (Avante) tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida da população pernambucana. Nesta terça-feira (29), o parlamentar se reuniu com o secretário da Casa Civil do Estado, José Neto, para discutir as ações que podem ser realizadas nos municípios pernambucanos. 

Popularidade - Professor Lupércio tem compromisso com o povo olindense", afirmou, durante reunião, o auxiliar administrativo Aroldo Araújo, 45 anos. O encontro foi realizado nesta terça-feira (29.09), em Rio Doce, com o prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio (SD). Manutenção de equipamentos esportivos e pavimentação de ruas foram temas tratados.

Educação em Petrolina - Proporcionar uma educação de qualidade às crianças e adolescentes de Petrolina tem sido um dos alicerces da gestão do prefeito Miguel Coelho. Nos últimos 3 anos e 9 meses, o município alcançou posição de destaque no Estado, graças aos investimentos feitos para desenvolver o setor. Candidato à reeleição pelo MDB, Miguel reafirma o compromisso com a educação e adiantou, nesta terça (29), algumas propostas para ampliar a rede de ensino em tempo integral do município e estruturar as salas de aula.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte : Blog de Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário