sábado, 26 de setembro de 2020

Corrida pelo voto começa oficialmente neste domingo (27)

Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Vai ser uma eleição em em meio a pandemia da Covid-19Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Oficialmente, a campanha para os vereadores e prefeituráveis do Brasil começa neste domingo (27). É notório que a pandemia do novo coronavírus mudou a formatação do convívio social. Dentro disso, neste ano eleitoral, os candidatos devem seguir alguns protocolos e, claro, repensar como vão conseguir expandir a sua candidatura nas comunidades. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco já determinou que todos os atos públicos do processo eleitoral deverão cumprir as normas sanitárias de combate ao novo coronavírus. 

Sendo assim, os candidatos devem ficar cientes que passeatas, carreatas e reuniões não poderão provocar aglomerações. O TRE-PE afirma que quem desobedecer as determinações vigentes no Estado estará sujeito a sanções e, em princípio, a ser processado por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena vai de detenção de um mês a um ano, e multa.

Em relatório publicado no mês de agosto, o desembargador Carlos Moraes, vice-presidente do Tribunal, escreveu que os atos de propaganda eleitoral como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões, confraternizações, distribuição e afixação de adesivos, entre outros, poderão ser realizados já a partir do domingo (27), mas destaca que as normas sanitárias devem ser seguidas.

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Na tarde de sexta-feira (25), o presidente do TRE de Pernambuco, o desembargador Frederico Neves, pediu que os candidatos "respeitem a vida das pessoas" e tenham "consideração com a saúde das pessoas". O desembargador afirma que é possível fazer uma campanha tranquila, transmitir as ideias, programas e projetos respeitando a saúde. "É possível realizar eleições em tempo de pandemia com respeito a saúde dos eleitores e dos próprios candidatos que irão participar dessa peleja", afirma.

Diante de todas essas normas que devem ser seguidas pelos candidatos, o cientista político Écio Costa aponta que o ambiente virtual deverá ser um local primordial para a propagação desses postulantes. "Claro, que isso para as pessoas que têm acesso à tecnologia. Mas, de repente, a velha política lá do Interior, com aquelas pessoas que têm uma renda mais baixa, esse corpo a corpo ainda vai acontecer”, explana.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Écio, que é coordenador do programa de governo do candidato à prefeitura do Recife Mendonça Filho (DEM), acredita que, com o uso da tecnologia, é possível aproximar muitas pessoas, que estão desinteressadas, para dentro desse acompanhamento político partidário. “Muitas pessoas da classe média, por exemplo, que tem acesso à tecnologia, mas que jamais iriam para um comício, um palanque, uma caminhada ou coisa assim”, aponta. “No formato online, da sua comodidade de casa, vai poder acompanhar de mais de perto o posicionamento (do candidato) através das lives ou encontros que sejam promovidos pelos políticos”, avalia o estudioso.

Guia eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita começa no dia 9 de outubro e segue até o dia 12 de novembro deste ano. Mesmo com a força das redes sociais, essa propaganda ainda pode render decisões de votos, principalmente na parcela da sociedade que ainda tem a TV e o rádio como único meio de informação. 

Écio Costa aponta que, com mais pessoas em casa, o guia eleitoral passa a ter, também, um significado maior para elas. “Mas também não sei até que ponto isso acontece porque as pessoas hoje assistem TV com o celular na mão. No horário eleitoral dividem a atenção, ou talvez nem preste tanta atenção assim, já que no passado sempre teve uma aversão grande das pessoas em relação ao horário eleitoral. É uma dinâmica nova, numa campanha muito curta", explica.

Candidatos e o corpo a corpo

Desde a pré-campanha, prefeituráveis como Marco Aurélio (PRTB), Marília Arraes (PT), Alberto Feitosa (PSC), João Campos (PSB), Patrícia Domingo (Podemos)  e Mendonça Filho (DEM) já vinham num corpo a corpo com os moradores do Recife para, segundo os candidatos, construir junto com eles um plano de governo.

Agora, com as candidaturas confirmadas, os postulantes intensificaram as suas andanças. Todos eles garantem que estão seguindo as recomendações das autoridades sanitárias do município e do Estado. Na época das convenções, Marília e João, por exemplo, preferiram fazer o evento de forma online. 

Protocolos específicos

Durante coletiva realizada nesta última sexta-feira (25), o TRE afirma que pediu ao Governo de Pernambuco que elaborasse um protocolo específico para as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 em atos de campanha. 

“Tenho receio que a campanha eleitoral vá ser uma fase de propagação do vírus que continua circulando entre nós. É uma atitude egoísta, irresponsável e em certa medida criminosa a de candidatos e candidatas que descumprem as medidas de segurança. (...) Nós da Procuradoria Geral Eleitoral, na última terça-feira, enviamos um ofício ao secretário estadual de Saúde, solicitando que defina quais são os protocolos a serem seguidos pelos candidatos e partidos no período de campanha, a exemplo do que já foi feito em outros estados”, disse o procurador regional eleitoral, Wellington Saraiva.

O procurador afirmou que o secretário tinha só até a sexta-feira para responder a demanda. O LeiaJá solicitou posicionamento da Secretaria de Saúde, mas até a liberação da matéria a pasta não havia respondido.

Fonte :Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário