segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Começou a corrida pelo voto na eleição mais atípica da história

Coluna da segunda | Começou a corrida pelo voto na eleição mais atípica da história

Ontem foi dada a largada oficialmente na campanha eleitoral deste ano nos 5.570 munícipios brasileiros. Num eleição totalmente atípica por causa da pandemia do Covid-19.

Mudou-se completamente o formato de impressionar o eleitor e os candidatos terão que serem criativos para se sobressaírem na disputa. Mesmo assim foram pedidas exatos 517.786 solicitações de candidaturas, já é a maior quantidade de candidatos em eleições no Brasil.

A ansiedade agora é para o deferimento ou não dos nomes. Muitas cidades, sobretudo no interior, têm muitos candidatos que sabe que não pode concorrer, mas faz convenção e registra o nome na tentativa de criar o fato político para depois substituir por um nome de sua proximidade.

Um outro fator de novidade do pleito deste ano é a ausência de coligação na chapa proporcional. Os partidos tiveram que montar chapas competitivas com atinjam o coeficiente eleitoral, caso contrário serão alijados do processo.

Por fim, vencerá quem acertar na estratégia que envolva as redes sociais e a imprensa. Por falar nas redes sociais, elas desempenharão um papel central nessa eleição.

MARÍLIA SEM VERMELHO – Está sendo muito mal vista a decisão da candidatura de Marília Arraes abandonar o vermelho de suas peças. E para pirar a situação as bandeiras da postulação da deputada federal ainda não citavam a sigla PT. Na coluna de Lauro Jardim – O Globo, ele revelou que Marília está mirando o eleitor de centro-direita e estuda a presença ou não de Lula em seu palanque.

REJEIÇÃO – Há quem diga que o fato se deve a tentativa de Marília tentar fugir da alta rejeição que o seu partido teria na capital pernambucana. Algo que tem mexido no ego de muitos petistas. Desde a prisão do ex-presidente Lula, levantar a bandeira do PT não é uma tarefa fácil, a estratégia do marketing é acertada.

EM BUSCA DO TETRA – Em Carpina, mesmo com quatro candidaturas registradas, a polarização entre Joaquim Lapa (PTB) e Botafogo (PDT) é muito forte. Ambos já governaram a cidade por três vezes e quem ganhar este ano conquistará o tetra. Já tem gente brincando com essa marca que deverá ser explorada durante a campanha.

MARCOU PRESENÇA – O deputado federal Sílvio Costa Filho, presidente estadual dos Republicanos, esteve presente no primeiro ato de campanha da reeleição da prefeita Nadegi Queiroz. em Camaragibe; foi a São Lourenço prestigiar Vinicius Labanca, depois seguiu até Surubim para pedir voto para Flávio Nóbrega.

RÁPIDAS

TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO – Tanto na Pesquisa encomendada pelo Democratas quanto na DataVox o candidato do PSB, João Campos não só aparece ligeiramente na frente como aponta uma tendência de crescimento.

PLANEJANDO… – O presidente Bolsonaro chamou para um jantar neste domingo o líder do Governo no Senador, Fernando Bezerra Coelho, seis ministros e parte da liderança na Câmara para planejar sua agenda em Pernambuco.

…A AGENDA – O deputado federal André Ferreira, líder do PSC na Câmara, é um dos que vão compor a comitiva presidencial em sua passagem pelo Sertão pernambucano para inauguração de obras hídricas. Ele virá no avião presidencial e deve expor sua impressão sobre a eleição do Recife durante o trajeto.

REPERCUSSÃO – O artigo de Ítalo Rocha Leitão sobre Miguel Arraes foi muito bem recepcionado por nossos leitores. O jornalista da TV Globo Nordeste ficará com a missão dominical de fazer um link com o passado e emitir suas reflexões.

PINGA-FOGO: Lula virá ou não à campanha de Marília Arraes, no Recife?

Fonte : Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário