terça-feira, 16 de julho de 2013

Trabalhos para conserto da Adutora Tapacurá continuam

 (Compesa/Divulgação)
Prosseguem os serviços de reparo em um trecho da adutora de 1.600 milímetros de diâmetro do Sistema Tapacurá, localizada na Estrada da Muribara, em São Lourenço da Mata, que se rompeu na madrugada da última sexta-feira (12). Cerca de 40 técnicos da Compesa estão no local trabalhando dia e noite, recuperando a estrutura do tubo, que é feito de concreto armado.

Desde sexta os técnicos da companhia começaram a atuar no ponto do estouramento. Os primeiros serviços incluíram a drenagem e escavação da área para alcançar o tubo. No sábado, a tubulação já estava pronta para receber a primeira camada de concreto. No domingo, foi iniciada a aplicação do concreto sobre uma estrutura de aço, cujos serviços foram finalizados esta manhã.

Hoje à tarde, os técnicos vão assentar as cintas de aço, que funcionam como braçadeiras. Com largura de 15 cm, esses equipamentos darão a resistência necessária à tubulação para que suporte a vazão e pressão da adutora. Segundo o gerente de Produção Sul da Compesa, Robson Alves, após a instalação dessas cintas, uma nova camada de concreto será aplicada à tubulação, cujos serviços serão finalizados amanhã.

A partir de então, é preciso aguardar o tempo de cura (secagem) do concreto,  um período mínimo de 24 horas. Amanhã à tarde, a Compesa fará uma avaliação das intervenções já realizadas e informará com precisão o prazo para a retomada da distribuição de água. Na última sexta-feira, dia do acidente, os técnicos estimaram que todos os trabalhos ficariam prontos na quarta-feira (17), às 18h.

Na avaliação que será feita pelos técnicos da Compesa, será levado em consideração as chuvas registradas no final de semana e o grau de complexidade dos serviços, que ocorrem em uma adutora de 27 km de extensão, sendo 24 km de tubos em concreto e 3 km em aço soldável. A adutora de Tapacurá tem 3.453 tubos em toda a sua extensão. Cada um deles, em concreto, tem seis metros de comprimento, 1.600 mm de diâmetro e pesa 14 toneladas. Já os tubos de aço soldável também têm seis metros de comprimento, 1.600 mm de diâmetro e pesam sete toneladas.

Enquanto durar os serviços, bairros de áreas planas do Recife estão com calendário de abastecimento provisório, assim como a cidade de São Lourenço da Mata e áreas planas de Camaragibe. Essas últimas passaram a receber água sábado, após a execução de uma obra emergencial realizada pela Compesa para viabilizar o atendimento de parte da cidade pelo Sistema Várzea do Una. Sem a obra, toda a cidade de Camaragibe ficaria sem água até a conclusão dos serviços de reparo de Tapacurá. Em localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe há falta de água porque essas áreas são atendidas exclusivamente por Tapacurá.

Fonte Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário