quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governo deseja investir em Mobilidade por meio de projeto dos Municípios


Setenta e seis Municípios de 18 Estados – de 200 mil a 700 mil habitantes – devem ser beneficiados com ações de Mobilidade Urbana.

De acordo com matéria do Valor Econômico desta quarta-feira, 18 de julho, o governo fará anúncio de seleção de projetos coordenado pelo Ministério das Cidades que deve encerrar em novembro, após a disputa eleitoral.

As propostas devem ser executadas com financiamento público, verbas do Orçamento da União e contrapartidas de Estados e Municípios. A expectativa do governo é receber propostas para a construção ou ampliação de corredores de ônibus, veículos leves sobre trilhos (VLTs) e até linhas de metrô. Isso, por meio de projetos bem elaborados para evitar a paralisação das obras.

O Executivo julga que a falta de solidez de alguns projetos é um dos principais responsáveis pelas dificuldades na execução de obras.


Problemática 

Já para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o subfinanciamento dos programas lançados pelo governo federal e o excesso de demandas também causam a situação de obras não acabas. Ele reconhece a falta de estrutura técnica de diversos Municípios para elaboração de projetos, mas ele garante que esse não é o único problema.

O governo anunciou o resultado da seleção do PAC da Mobilidade Urbana voltado a cidades com mais de 700 mil habitantes, em abril. Pelos dados, 51 Municípios de 18 Estados tiveram projetos contemplados, os quais somam R$ 32 bilhões em investimentos.
 
Fonte :Da Agência CNM, com informações do Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário