terça-feira, 31 de julho de 2012

Parlamentares têm até o final do ano para aprovarem projeto que altere o FPE

Inúmeras propostas que alteram a forma de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) tramitam no Congresso, especialmente no Senado. Porém, neste segundo semestre, os parlamentares farão um corrida contra o tempo para aprovar um destes projetos que definem um novo modelo para o Fundo. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as regras atuais são inconstitucionais. O prazo dado pelo STF ao Congresso para as mudanças termina no final deste ano.

As primeiras ações apresentadas até o momento são das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A ideia é promover, mesmo que paralelo ao período das eleições, audiências públicas para debater o assunto. O resultado deve vir antes de janeiro de 2013, quando a União deve ter uma nova forma para repassar quase R$ 50 bilhões aos Estados e Distrito Federal. As reuniões devem ocorrer em conjunto com a Câmara dos Deputados.

O objetivo das audiências, segundo presidente da CAE, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), é agregar todas as matérias que tratam do tema e transformá-las em um único substitutivo.  Esse seguirá para análise e votação na Câmara e no Senado.

Regras atuais

Atualmente o FPE é distribuído dessa maneira: 85% para os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15%, para os Estados das regiões Sudeste e Sul. O Fundo é composto de 21,5% do montante arrecadado do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Além disso, tem como critério de distribuição o valor per capita calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira na íntegra alguns dos Projetos de Lei do Senado que tratam das alterações no FPE:

PLS 744/2011

PLS 192/2011

PLS 289/2011

PLS 114/2012

PLS 761/2011

PLS 35/2012

PLS 89/2012


Fonte : CMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário