quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estação Cabo Branco recebe nova escultura de Abelardo da Hora

A penúltima da série de esculturas de Abelardo da Hora foi entregue hoje (26), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. A obra intitulada 'Mulher reclinada III' faz parte de um conjunto com seis obras, fundidas em bronze, adquiridas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O acervo já havia sido exposto previamente na casa, mas com uma estrutura de concreto. A mesma exposição visitou as cidades de Brasília e São Paulo, entre outras.

A curadora da Estação Cabo Branco, Lúcia França, afirmou que é de grande importância a aquisição das obras como parte do acervo permanente da Estação, pois o escultor é um artista emblemático e sua importância histórica traz ainda mais valor à peça.

A obra foi instalada na entrada principal do prédio administrativo e chega para compor o acervo permanente da Estação Cabo Branco. A escultura foi entregue pessoalmente a direção da casa por Abelardo da Hora Filho, que hoje organiza e comanda as atividades do pai.

O artista – Abelardo da Hora nasceu no ano de 1924, em São Lourenço da Mata (PE). Formado pela Escola de Belas Artes do Recife, conviveu com nomes como Vicente do Rêgo Monteiro e Hélio Feijó. Vanguardista, foi um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife e um dos precursores da arte cinética no país. É mestre de toda uma geração de artistas pernambucanos de renome, partindo de Francisco Brennand até José Cláudio, Corbiniano Lins, Guita Scharifker, Gilvan Samico e Wellington Virgolino.

As obras de Abelardo da Hora estão espalhadas por todo o mundo: China, França, Estados Unidos, Suíça, Rússia e na antiga Tchecoslováquia. No Brasil, integra os acervos do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu do Solar do Unhão na Bahia, Masp (Coleção Pietro Maria Bardi), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) do Recife e em inúmeras coleções particulares.

Todos os países da Europa, além da Mongólia, Argentina, Canadá e EUA, já receberam suas obras em exposições individuais e coletivas. Diversas vezes premiado em salões de artes plásticas em todo o país, desde a década de 50, é delegado em Pernambuco da Secção Brasileira da Internacional de Artes Plásticas ligada à Unesco, além de ser um dos fundadores da Associação Brasileira de Escritores (ABDE) em Pernambuco.

Fonte:Secom PMJP.

Um comentário:

  1. É São Lourenço da Mata?

    * Espaço cultural Abelardo da Hora, Entre você também nesta luta!* Abelardo da Hora é filho desta terra chamada São Lourenço da Mata,capital nacional do Pau-brasil(acreditem se quiser) e a cidade da copa ,que infelizmente pouco conhecido pelos seus correligionários,não só ele como também outros artistas locais de diversas áreas esquecido a décadas pelo poder público municipal.De uns ano para cá,esta realidade começou a mudar graças a nomeação de São Lourenço como umas das cidades subsedes da copa do mundo de 2014,embora que seja pequena esta mudança. Devemos respeita nossos artistas,pois são eles que enaltecer e divulgam os nossos valores e cultura pelo mundo,sem ganha nada em troca.Por isso eu tive a idéia de sugerir a criação de um espaço dedica a Abelardo da Hora, que é um gênio das artes Plásticas brasileiras,um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil. Apresentando diversas fases dele, no campo da escultura, pintura, desenhista, gravura e da cerâmica,oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto as várias faces deste mestre,que é um dos marcos fundamentais da arte moderna Brasileira , suas temáticas e suas preocupações como criador e como cidadão neste espaço. O local tem que ser bem amplo,ótima localização e fácil acesso,por isso eu sugiro a antiga fabrica da Sem - Mil ,que fica na Av.Belmiro correia ao lado do armazém opção. O espaço cultural Abelardo da Hora,seria de grande ajuda no processo de divulgação,como ele é conhecido internacionalmente fica mais fácil divulgar a nossa cidade ao exterior e um atrativo forte para o turista visita durante o intervalos dos jogos.

    ResponderExcluir