quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretário extraordinário da Copa explica novos cronogramas

Em debate realizado na tarde desta terça-feira (25), na Rádio JC/CBN Recife, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Ricardo Leitão, falou sobre o andamento das obras não apenas da Arena Pernambuco, mas também na infra-estrutura que o Estado terá que montar para receber o evento. Ele também dissecou as exigências para Recife/São Lourenço da Mata receber a Copa das Confederações em junho de 2013. Para tanto, o Consórcio Odebrecht, responsável pelos trabalhos, comunicará em novembro o novo cronograma, já que a nova realidade exigirá um tempo mais curto para o andamento.

De acordo com Leitão, as obras da arena estão dentro da previsão para a Copa do Mundo. Como surgiu a Copa das Confederações o trabalho vai ter que pisar no acelerador, tanto no estádio quanto no setor viário. "Precisamos fazer uma nova avaliação para junho de 2012, quando chegar a última comissão de vistoria da Fifa, que irá constatar que o nível das obras permita a conclusão final até dezembro (do mesmo ano) para habilitar para a Copa das Confederações".

O secretário afirmou que nessa vistoria as obras não precisam estar concluídas, mas sim dar uma segurança aos homens da Fifa que, na hora em que a bola começar a rolar, tudo estará dentro do esperado. "Nenhuma arena estará pronta em junho de 2012, nem mesmo as mais adiantadas, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília", pontuou. Segundo ele, atualmente, a praça pernambucana tem 25% da obra concluída e a previsão é chegar a 30% no fim deste ano.

"Para a Copa, a estimativa é que estaríamos com 70% prontos em junho de 2012. Estamos reavaliando esse cronograma e o consórcio vai avisar em meados de novembro qual o novo para a Copa das Confederações".

Sobre os trabalhos na infra-estrutura, Leitão afirmou que a duplicação da BR-408 será concluída em março do próximo ano. Ela garante o acesso ao setor sul da arena. O acesso ao setor norte será feito através da Radial da Copa. Essa obra terá uma perna concluída para a Copa das Confederações e será responsável pelo acesso através do metrô. A segunda perna ficará pronta para a Copa do Mundo.

O debate foi mediado pelo apresentador Aldo Vilela e também contou com a participação do editor do Blog do Torcedor, Marcelo Cavalcante e do repórter da Editoria de Esportes do Jornal do Commercio, João de Andrade Neto. Também foram respondidas perguntas enviadas pelos ouvintes da JC/CBN ao painel interativo

Fonte: Blog do Torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário