quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Em ritmo acelerado

A chegada de um guindaste gigante, com mais de 70 metros de altura, simboliza uma nova etapa nas obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, como mostra o novo capítulo da série Diário de uma Arena. O Link Belt, de fabricação norte-americana, tem capacidade para levantar até 200 toneladas e já está sendo utilizado para o lançamento de formas de concreto e aço. Até o fim da construção, em dezembro do ano que vem, outros modelos deverão chegar ao canteiro. A novidade indica uma aceleração no planejamento, paralelamente à reta final das fundações do estádio, já com 48% do cronograma concluído.

“A medida em que vai subindo a estrutura, vamos precisar de novos equipamentos para uma movimentação vertical. Mesmo sem as arquibancadas, a obra já apresenta desníveis grandes em algumas partes e por isso já estamos contando com o equipamento”, explica Jayro Poggi, engenheiro responsável pela obra. Na ala oeste do futuro estádio, o desnível do terreno chega a até seis metros. Inicialmente, o primeiro link belt ficará na ala leste. Como trata-se de um equipamento de grande porte, a ideia é que os guindastes mudem de local o mínimo possível. Por isso, a necessidade de mais guindastes. O Consórcio Arena Pernambuco alugou o equipamento no próprio estado.

Assim como deve ocorrer na Fonte Nova, um guindaste ainda maior, com força motriz para erguer até 400 toneladas, poderá ser requisitado pelo departamento de engenharia da Odebrecht, que vem construindo o estádio pernambucano desde julho de 2010. Além da função desempenhada atualmente, a enorme máquina, que pode ser vista ainda nas margens do terreno, na BR-408, será utilizada em mais duas formas: na montagem das arquibancadas, com placas de concreto pré-moldadas nos dois anéis, e também a estrutura metálica da cobertura, já na última fase antes do acabamento. No entanto, essas duas etapas poderão ser executadas de forma conjunta ao avanço da fundação em outros setores do estádio - após a ala sul, os operários trabalham agora nas alas oeste e leste.

“Estamos com um paralelismo grande. A condição de trabalho na fundação é pior, por causa da ação da chuva. Concluindo isso, tudo avança. A tendência é subir a estrutura durante todo o ano de 2012. Já temos vários pilares executados”, completou Jayro, que atualizou o número de funcionários na construção do estádio local para a Copa do Mundo de 2014. São 975 pessoas, divididas em dois turnos. Uma delas, exclusivamente para link belt, com preparação especial, incluindo curso de segurança.

Fonte:Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário