terça-feira, 30 de agosto de 2011

Eduardo Amorim defende reivindicações de agentes de saúde e de endemias

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) defendeu as reivindicações dos agentes de saúde e de endemias, constantes no Projeto de Lei 7.495/06, em tramitação na Câmara dos Deputados. Para ele, as reivindicações desses profissionais, como a criação de um piso salarial nacional e uma data base para a categoria, são legítimas.

Em pronunciamento nesta terça-feira (30), o parlamentar também defendeu o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira das categorias. O projeto, assinalou, foi debatido no dia anterior, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, em reunião à qual compareceram mais de dois mil agentes de saúde e de endemia.

O representante sergipano afirmou que, como ex-secretário de Saúde do estado, pode afirmar que esses agentes são "construtores de cidadania".

- Feliz do governo que compreender a importância desses profissionais - afirmou, acrescentando que eles são "elos fundamentais entre necessidades da população e os serviços de saúde oferecidos pelos municípios".

De acordo com o senador, são mais de 300 mil agentes de saúde e de endemias no país, responsáveis por mais de 370 milhões de visitas domiciliares. Apenas em seu estado, são cerca de 4 mil agentes. Eduardo Amorim afirmou que os agentes são responsáveis pela diminuição do índice de mortalidade infantil, e pelo aumento da participação em campanhas de vacinação e da atenção pré-natal às gestantes.

Ele lembrou que o relator da proposta na Câmara dos Deputados, deputado Domingos Dutra (PT-MA), terá um "trabalho árduo", uma vez que há 18 propostas sobre o mesmo assunto tramitando conjuntamente.

O pronunciamento recebeu o apoio, em apartes, dos senadores Jayme Campos (DEM-MT), Walter Pinheiro (PT-BA), Wellington Dias (PT-PI) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Fonte: Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário