segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

RADAR POLÍTICO – Semana decisiva para anúncio do candidato do PSB

 

Foto: SEI/Divulgacão

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A semana na política pernambucana começa com todos os holofotes virados para o governador Paulo Câmara. O socialista deve anunciar até a próxima sexta-feira o nome do deputado federal Danilo Cabral como candidato da Frente Popular à sua sucessão.

Até o anúncio, Paulo Câmara quer cumprir à risca os ritos e zerar as conversas com todos os partidos e lideranças que integram a Frente Popular. Ainda faltam mais alguns acertos, mais uma rodada com o PDT, por exemplo, além de conversas com alguns deputados. Mas o script não deve mudar.

A coluna ouviu de um graduado palaciano que o prego já está batido, só falta virar a ponta. Ele quis dizer que o nome do candidato está pacificado dentro da frente, faltando somente torná-lo público. Que é o que o governador prometeu fazer esta semana.

Anunciado o escolhido, Paulo Câmara seguirá para a montagem do restante da chapa. Aí é que o bicho pega. Vários partidos querem a vaga de senador: PT, PSD, PP, Republicanos e agora o PDT. Como o governador vai resolver essa bronca é o que vamos ver nas cenas do próximo capítulo.

LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA – Na reunião que o governador teve com os deputados estaduais do PSB, Waldemar Borges defendeu o nome de Paulo Câmara para o Senado. Waldemar, que é esposo da vice-governadora Luciana Santos e com um possível afastamento a veria comandando o Governo, ouviu do governador que ele ficará até o final do mandato.

TORCIDA – Ainda neste encontro com os deputados do PSB, Paulo foi perguntado se a escolha de Danilo Cabral como candidato à sucessão já estaria fechada. Ele afirmou que não teria nada decidido ainda, o que levou a parlamentares entusiastas da candidatura de José Neto a ficarem esperançosos de que ele seja escolhido.

CONTRAPONTO – O prefeito do Cabo, Keko do Armazém (PL), tem no deputado estadual Clóvis Paiva (PP) o mais competitivo contraponto à candidatura de Lula Cabral à ALEPE. Com forte ligação com o município, onde comanda uma indústria que gera mais de 1.500 empregos, Clóvis tem sido um parceiro estratégico de Keko, inclusive sendo responsável por destinar recursos para a área de saúde do Cabo.

FORÇA – Por falar em Clóvis, o parlamentar anda com a reeleição bem pavimentada. Diferente da eleição de 2018, que não contava com o apoio de nenhum prefeito e mesmo assim se elegeu, para este ano o deputado vai para a disputa com os apoios dos prefeitos Keko do Armazém (Cabo), Josafá Almeida (São Caetano) e Orlando José (Altinho), além dos ex-prefeitos Altair Júnior (Palmares) e Reginaldo Morais (Cortês) e lideranças em vários outros municípios. Em Ribeirão, sua principal base, Paiva deve novamente obter expressiva votação.

FISCALIZAÇÃO – O deputado estadual Romero Sales Filho vai intensificar as ações de fiscalização. O primeiro alvo é o transporte público. “Sabemos que não é ofertado ao povo pernambucano um serviço de qualidade, mas mesmo assim, recentemente, foi anunciado uma nova proposta de aumento da passagem. Como cobrar mais por um serviço pelo qual nem o básico é ofertado?”, questiona o parlamentar.

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário