sábado, 29 de janeiro de 2022

Câmara silencia para aliados

 

De dez lideranças da Frente Popular ouvidas pelo blog, oito confirmam que o candidato a governador será o deputado federal Danilo Cabral. Mas, estranhamente, o governador Paulo Câmara não confirma a escolha. Dois expressivos apoiadores estiveram com ele ontem e hoje e não ouviram um pio quanto ao martelo batido.

Um dirigente que pediu anonimato da fonte informou, entretanto, que o governador anunciará Danilo no início da próxima semana. Quanto ao candidato a senador, não há consenso. Até no PT há divergências. O grupamento nacional de Lula se inclina pela deputada Marília Arraes, mas a direção estadual não aceita.

Enquanto o PT briga, os demais partidos da aliança também guerreiam. André de Paula força a barra para ser o escolhido. Seu canal de pressão é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Macielista de carteirinha, extrema direita e oportunista, André se queimou com aliados históricos e eleitores de direita depois que foi ao Palácio das Princesas beijar a mão de Lula, que chamou Marco Maciel de golpista e responsabilizou pelo fechamento do Congresso.

Eduardo da Fonte, o Dudu, também, mas não joga baixo como André. Seu discurso é mais no campo político. Tem a seu favor o argumento de controlar a maior base de apoio do Governo na Assembleia Legislativa. Forma, igualmente, a chapa mais competitiva para a disputa pelas 25 vagas de Pernambuco na Câmara dos Deputados. Também de olho, o presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, não conta sequer com o apoio da direção nacional do partido, fechado com a reeleição de Bolsonaro.

Por fim, Wolney Queiroz, líder do PDT na Câmara, entrou para valer na batalha e acha que tem chances de ser escolhido porque Lula teria dito que gostaria de ter um candidato ao Senado no Estado alinhado ao campo da esquerda, enquanto o líder do Avante na Câmara, Sebastião Oliveira, colocou seu nome à disposição da Frente.

Bancando Zé Neto – Por falar em Sebastião Oliveira, ele continua na defesa intransigente pela indicação do secretário da Casa Civil, José Neto, como postulante à sucessão de Paulo Câmara. Em Palácio, ontem, na companhia do presidente nacional da legenda, Luís Tibé, do deputado federal André Janones, e do deputado estadual Rogério Leão, ele não apenas reforçou o apoio a Neto como reiterou tratar-se do candidato com mais poder de aglutinar os mais amplos setores da Frente Popular.

Mais um candidato – Em encontro nacional, hoje, no Mar Hotel, em Boa Viagem, a partir das dez horas, o Avante vai lançar a candidatura do deputado André Janones ao Palácio do Planalto. Trata-se do parlamentar mais votado nas eleições de 2018 em Minas Gerais, com quase 180 mil votos. É campeão em seguidores nas redes sociais. Somente no Facebook, canal mais popular, atingiu a marca de oito milhões de seguidores. A popularidade digital já faz ele ser reconhecido por funcionários de restaurantes ou frequentadores de uma padaria da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.

Luciana no páreo – O PCdoB também entrou na briga pelo Senado na Frente Popular. Indicou, formalmente, o nome da vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional da legenda. O nome foi apresentado pela primeira vez durante reunião virtual das direções nacionais do PT, PSB e PCdoB na última quinta-feira. O PCdoB é aliado tanto do PT quanto do PSB em Pernambuco e no plano nacional. Recentemente, o partido tem articulado reuniões sobre federação partidária, para se fortalecer na disputa proporcional, e não ser implicada em legislações destrutivas, como a da cláusula de barreiras.

Protesto pelas redes – Pelas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), repudiou o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) revogando luto oficial por autoridades da República. Entre os 25 decretos revogados estão os que faziam referência a mortes do ex-governador Miguel Arraes e de Dom Hélder Câmara. Para ele, os líderes são "símbolo de resistência, luta e inspiração". Criticou a tentativa de apagamento da memória das lideranças e chamou o ato de autoritário.

Brejo dá bom exemplo – O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PL), jogou pesado ontem, para tentar conter a onda de casos de covid e gripe no município. Entre os decretos baixados, proibiu a realização de todo e qualquer evento público ou privado de ontem até o próximo dia 15. Também determinou um toque de recolher para evitar a presença de pessoas em espaços públicos ou privados entre duas e cinco da madrugada. Haverá também uma forte fiscalização por equipes que trabalham na vigilância sanitária.

CURTAS

TEBET NO JOGO – A senadora Simone Tebet (MDB) iniciou sua pré-campanha à Presidência da República, em reunião com o ex-presidente Michel Temer (MDB) na última quinta-feira. A conversa também serviu como uma sinalização positiva para os membros do partido que ainda resistem ao nome da parlamentar.

SEM CONTROLE – Pernambuco registrou, ontem, mais 5.708 casos de Covid-19. Com os novos registros, a média móvel de confirmações diárias de casos chegou a 3.522, o maior índice registrado em toda a pandemia. A média móvel é uma metodologia usada pelo consórcio de veículos de imprensa para calcular a média de casos confirmados dos últimos 7 dias. Nos últimos 7 dias, o Estado confirmou 24.659 novos casos conhecidos de Covid-19.

Perguntar não ofende: O PT vai se contentar em indicar o vice na chapa da Frente Popular?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário