quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Eleito para um só mandato

 

Sendo de fato e de direito o candidato do PSB a governador, o deputado federal Danilo Cabral, se eleito, só terá direito a um mandato. Reeleição, nem pensar. Nos bastidores da Frente Popular e na cozinha dos Campos, o que se diz é que Danilo foi ungido para guardar a cadeira para João Campos.

Como assim? Fácil de explicar. O PSB já dá como certa a reeleição de João em 2024. Reeleito, dois anos depois, renunciaria para disputar o Governo do Estado em 2026, tirando de Danilo o legítimo direito de disputar a reeleição. Esse é o jogo da família Campos, do PSB e dos partidos que bajulam os poderosos para fazer do prefeito a maior liderança política do Estado.

Nessa condição, se constituiria na mais apurada ressurreição do pai, o ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente aéreo, para dar continuidade ao seu legado político e administrativo. Os áulicos, embriagados por um bom escocês, chegam até a viajar na maionese. Apostam que João eleito governador será depois presidente da República.

Lembrei da paródia de Mané Garrincha. Conta a lenda que na Copa de 1958, durante a preleção antes do jogo contra a antiga União Soviética, o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou uma estratégia que seria infalível para emplacar a vitória, com um gol sensacional de Mazzola. Garrincha, com a sua natural simplicidade, ouvindo tudo com a camisa jogada no ombro, perguntou: "Tá legal, seu Feola, mas o senhor já combinou com os russos?"

O PSB já combinou com os eleitores? A política não é uma ciência exata, mas tem lógica em algumas ocasiões. O PSB está no poder há 16 anos, controla o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, não fez nada para mudar a vida dos pernambucanos. Até quando vai continuar escravizando o povo, achando que tange o eleitor para a urna como boi para o curral?

Vergonha – Danilo Cabral vai, entretanto, negar a vida inteira que aceitou ser candidato para "guardar" a cadeira reservada para João Campos, quatro anos depois. Faz parte do jogo. "Isso é uma vergonha para um Estado revolucionário e irredento como Pernambuco", diz uma liderança política da própria Frente Popular, que pediu o anonimato certamente porque não tem coragem de romper com o status quo.

O estadual de Paulista – Vice-prefeito de Paulista, o empresário Dido Vieira (MDB) tem agido com sabedoria na montagem da sua base para emplacar um mandato de deputado estadual. Sua maior votação será em Paulista, onde é mais conhecido e tem serviços prestados, mas sua candidatura já se ramifica em outros municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. Ele diz que não tem a pressa que aniquila o verso.

Em banho-maria – Cotado para ser o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chapa à corrida presidencial, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), deve esperar a definição sobre quem disputará o Governo do Estado para definir sua possível filiação ao PSB. Tanto o PT quanto o PSB mantêm os nomes de Fernando Haddad e Márcio França, respectivamente, na disputa pelo comando paulista. De acordo com petistas, Alckmin não quer ficar no meio do conflito. Uma resolução, no entanto, é esperada apenas para o fim de fevereiro.

Lupércio na vice – Na conversa com o governador Paulo Câmara, o presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho, defendeu que o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, seja lembrado para a chapa majoritária. “Lupércio é um prefeito muito bem avaliado, vem fazendo uma gestão em Olinda reconhecida pela população. Foi reeleito de uma forma muito consagrada, pode ser posto também nessa equação. Então, tem muitas coisas que podem acontecer", disse numa entrevista à Rádio Folha.

Coordenador no Pajeú – Entre os aliados de Danilo Cabral no Sertão, o mais leal é, de longe, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), que tem feito o parlamentar majoritário no município em todas as eleições que disputou para a Câmara dos Deputados. Soube, ontem, que, caso Danilo venha a ser o candidato a governador, Anchieta deve ser escolhido coordenador da sua campanha no Sertão do Pajeú.

CURTAS

AULAS REMOTAS - As prefeituras de Paulista e Carpina, no Grande Recife e na Zona da Mata, respectivamente, decidiram adiar o retorno às aulas presenciais devido à piora da pandemia de Covid-19 e à epidemia de Influenza A H3N2. Com isso, nas duas cidades, o semestre letivo deve começar de forma remota, com aulas pela internet.

POSITIVO - Nas curtas férias de janeiro, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), não levou sorte. Testou positivo para Covid-19 e retornou, ontem, ao município, para cumprir a quarentena em casa. Segundo familiares, está assintomático.

Perguntar não ofende: Quando Raquel Lyra assume que é candidata ao Palácio das Princesas?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário