sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

ejeitado pelos recifenses

 

Feita com exclusividade para este blog, a pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), postada ontem, traz um cenário sombrio para o prefeito João Campos no julgamento do seu primeiro ano de mandato. Contabilizados os que, verdadeiramente, aprovam a gestão, apenas 35% dos recifenses consideram seu desempenho como ótimo ou bom, enquanto 19% consideram ruim ou péssimo.

Quando comparada com a gestão de Geraldo Júlio, seu antecessor, quase metade da população afirma que não houve mudanças, 11% afirmam que mudou para pior e apenas 34% acham que mudou para melhor. Quase metade dos entrevistados disseram que acham o prefeito inexperiente e 40% afirmaram ser experiente, enquanto 10% não responderam.

Outro item preocupante para o prefeito está no discernimento da população quanto ao futuro do Recife. Dos entrevistados, 48% disseram que a cidade está parada, sem grandes obras e investimentos, enquanto 31% disseram que a cidade está andando para frente e outros 18% acham que está andando para trás.

Entre os entrevistados, 43% disseram que os morros continuam sendo tratados da mesma forma, inadequada, 25% afirmaram que piorou e apenas 20% acham que melhorou. Na questão das palafitas, 40% disseram que não houve nenhuma mudança, 24% afirmaram que piorou e 22% avaliaram que melhorou. O instituto Opinião sondou a população ainda sobre a temática mobilidade urbana.

Para 39% dos entrevistados, não houve nenhuma mudança, 33% disseram que piorou e apenas 24% acham que houve alguma melhora. Ainda na avaliação por setores, o da Saúde piorou para 43% dos entrevistados e continua igual para 34%. Entre os que acham que melhorou, a soma é de apenas 20%. Quanto aos moradores de rua, outra promessa dele, 37% disseram que continua igual, 31% afirmaram que piorou e apenas 22% disseram que melhorou. No item morros, o julgamento da população também é negativo.

Caos na saúde – No início da pandemia, João Campos posou como o gestor mais eficaz no enfrentamento ao problema, chegando a fazer vídeos pelas redes sociais colocando Recife no topo em rapidez na vacinação. Mas a saúde, no geral, não mudou nada para os recifenses.  Quase metade dos entrevistados - 43% - disseram que a saúde mudou para pior e outros 34% afirmaram que continua igual, uma sinalização de que a população julga que não houve nenhuma intervenção para melhorar o atendimento da população no serviço público municipal de saúde.

Geraldo, o pior prefeito – O PSB tem lá suas razões para não ter insistido com a decisão do ex-prefeito Geraldo Júlio de abrir mão da sua postulação ao Governo do Estado. Na pesquisa do Opinião, ele aparece como o pior prefeito da capital ao lado do petista João da Costa, ambos com 15% de avaliação negativa. E olha que ele saiu da Prefeitura se apresentando como a bala que matou Kennedy. Chegou a propalar, em mídia estadual, Recife como a capital do Nordeste.

Federação tucana – PSDB e Cidadania deram, ontem, mais um passo para formação da federação partidária na disputa proporcional. Reunido em Brasília com o secretário-geral do PSDB, Beto Pereira, e os líderes do partido na Câmara, Adolfo Viana (BA), e no Senado, Izalci Lucas (DF), o presidente tucano Bruno Araújo escalou os aliados para conduzir as conversas, com o objetivo de mapear PSDB e aparar eventuais arestas regionais. Na semana passada, a Executiva Nacional do Cidadania já havia aprovado a federação com outra sigla pelos próximos quatro anos. Além do PSDB, o Podemos, o MDB e o PDT também estão no radar do partido comandado por Roberto Freire para uma eventual aliança.

Gesto com professores – O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, ontem, que o Governo Federal concederá reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica. “Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou em publicação em seus perfis nas redes sociais. De acordo com nota oficial do Ministério da Educação, valor mínimo dos vencimentos de R$ 2.886,24 será de R$ 3.845,63.

Na cerca para fugir – Ao tomar conhecimento de que o deputado federal Daniel Coelho abriu mão da presidência do Cidadania no Estado, o marqueteiro Marcelo Teixeira matou a charada. Avalia que está se preparando para pular a cerca. "Brizola dizia que um político quando queria dar uma debandada se encostava na cerca até achar um buraco para fugir. Daniel está costeando a cerca", ironizou Marcelo. O publicitário tem razão. Daniel estava a caminho do PSDB, mas pode recuar diante do anúncio da federação partidária que está sendo fechada entre a legenda tucana e o Cidadania.

CURTAS

DEMORA UM POUCO – Raquel Lyra (PSDB) só assumirá, oficialmente, que deixará a Prefeitura de Caruaru para disputar o Governo do Estado após o PSB anunciar o seu candidato, provavelmente o deputado federal Danilo Cabral. Sua preocupação, no momento, é fortalecer a chapa proporcional tucana.

DOUGLAS FEDERAL – Ontem, por exemplo, Raquel teve uma longa conversa com o ex-senador Douglas Cintra, candidato a deputado federal. Empresário e produtor rural no Agreste, Douglas ainda está filiado ao PTB, mas deve ingressar no PSDB. É um dos nomes que Raquel quer ajudar em Caruaru.

Perguntar não ofende: Geraldo Júlio diante do espelho: "Espelho meu, existe pior prefeito do que eu?"

Fonte: Blog do Magno Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário