sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Conjuntura nacional é equivalente para postulantes ao Senado na Frente Popular

 

Foto: Divulgação/Folha de Pernambuco

A Frente Popular tem pelo menos quatro postulantes ao Senado de partidos que integram a base de sustentação do PSB, todos eles são deputados federais, André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP), Wolney Queiroz (PDT) e Silvio Costa Filho (Republicanos), além do próprio PT, que não tem um nome natural para indicar mas possui envergadura política caso decida indicar uma opção.

O fato é que a conjuntura nacional aponta para neutralidade dos partidos dos postulantes ou alinhamento com adversários de Lula, a exemplo do Republicanos de Silvio Costa Filho, que está entre apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro ou ficar neutro, no caso do PSD de André de Paula, o partido de Gilberto Kassab flerta com Lula mas tem a pré-candidatura de Rodrigo Pacheco colocada e não descarta ficar neutro na disputa presidencial. O PDT de Wolney Queiroz, por sua vez, recentemente confirmou que manterá a postulação de Ciro Gomes a presidência da República e por fim o PP de Eduardo da Fonte estará com a reeleição de Jair Bolsonaro, que tem em seu presidente nacional, o senador licenciado Ciro Nogueira, a condição de ministro da Casa Civil e coordenador da reeleição do presidente.

Portanto, todos os postulantes estariam, ao menos no âmbito nacional, em condição de igualdade, o que exigiria algum movimento diferente para consolidar o senador, a exemplo da formalização do apoio do partido à postulação de Lula, ou ainda que isso não acontecesse, tivesse uma benção conjunta de Lula e do governador Paulo Câmara para consolidar a candidatura. Passado o processo de definição do candidato do PSB a governador, essa questão do Senado deverá levar em conta fatores de ordem política, pessoal e até mesmo de projetos futuros, para sair a definição de toda a chapa completa, que pode acontecer até o próximo dia 10 de fevereiro, de acordo com uma fonte que integra a Frente Popular.

Circulando – Em busca do terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada estadual Roberta Arraes (PP) tem intensificado suas agendas em diversas regiões do estado. Seu objetivo é ampliar sua votação e ter uma reeleição segura para a Casa Joaquim Nabuco, a parlamentar é uma das principais aliadas do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do seu partido.

Miguel Coelho – Acometido pela Covid-19, o prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho, está com sintomas leves e deverá retomar suas andanças pelo estado na próxima semana após cumprir alguns dias de isolamento. Miguel teve a notícia da avaliação de 88% de aprovação da sua gestão em Petrolina que ajuda a impulsionar sua postulação ao Palácio do Campo das Princesas.

Campeão – No primeiro mandato como deputado federal, André Ferreira, que está de malas prontas para se filiar ao PL, foi o deputado mais votado da oposição com 175 mil votos. Para a reeleição este ano, já se projeta uma votação para o parlamentar na casa dos 200 mil votos, figurando novamente entre os mais votados.

Inocente quer saber – Qual será o fator determinante para a escolha do senador da Frente Popular?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário