quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Saúde antecipa mais 1,8 milhão de doses infantis para janeiro

 

Benício, filho do secretário Rodrigo Cruz, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid

Benício, filho do secretário Rodrigo Cruz, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid

MINISTÉRIO DA SAÚDE/ REPRODUÇÃO

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (27), a antecipação de mais 1,8 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer ainda para janeiro. A previsão é que a nova remessa chegue na próxima segunda-feira (31) e leve até 48 horas para ser distribuída aos estados e ao Distrito Federal. Com o montante, o Brasil encerrará o mês recebendo 6,1 milhões de unidades do imunizante. 

previsão anterior da pasta era encerrar janeiro com 4,3 milhões de doses da Pfizer. O país também começou a repassar doses da CoronaVac destinadas ao público infantil. Nesta semana, os estados e o DF receberam 734 mil unidades produzidas pelo Instituto Butantan. 

O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, anunciou a antecipação de mais doses e detalhou o cronograma de entrega para fevereiro. "A estimativa é a chegada de 5,4 milhões de imunizantes da Pfizer, distribuídas em três voos com aproximadamente 1,8 milhão de doses cada", escreveu, pelas redes sociais. A previsão é de que as doses cheguem nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro, por avião. 

Cruz também usou as redes sociais para comemorar que o filho mais velho, de 5 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19. Benício foi imunizado pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Pela idade, o filho do secretário foi imunizado com a dose da Pfizer, autorizada para o público a partir de 5 anos. Assim como as crianças até 11 anos, Benício recebeu um terço da dosagem destinada para pessoas com 12 anos ou mais e irá tomar a segunda dose após oito semanas da primeira aplicação. 

No caso das crianças imunizadas com a CoronaVac, o intervalo indicado é de 28 dias. A dose é a mesma da utilizada em adultos, por isso os estados que já tinham em estoque a vacina do Butantan estão autorizados a usá-la no público infantil. Diferente da Pfizer, a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite aplicação a partir dos 6 anos.

Fonte:Bruna Lima, do R7, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário