quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

PT está na vantagem nas negociações das alianças estaduais

 

O PT está hoje em melhores condições de negociação com o PSB do que estava em 2018. Isso não é novidade mas para ninguém. No ano de 2018, com a indecisão sobre a candidatura de Lula e possibilidade de ser Haddad o nome do PT, o partido estava com uma certa desconfiança de que seria Ciro Gomes o nome natural da esquerda que conseguiria a maioria de votos para ir ao segundo turno. Ali, o PT abriu mãos de algumas candidaturas nos estados para que o PSB não fosse se abraçar com a candidatura do pedetista. 

Bem diferente de 2018, hoje o ex-presidente Lula lidera as pesquisas de intenção de votos passando dos 40% e isso dá ao PT uma vantagem para negociar nos estados.  Se em 2018 com o PSB podendo dar o grito e tendo uma segunda opção que seria Ciro Gomes, o PT ainda conseguiu o apoio do PSB ao senado para a reeleição de Humberto Costa, retirando da disputa um nome que estava forte nos bastidores que era o ex-prefeito de Caruaru e atual deputado estadual José Queiroz.

Desta vez, o PSB sequer tem uma segunda opção ou um nome que possa disputar a presidência da república o que deixa o PT em condições de vantagem. Com um cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro, ao PSB só resta apoiar o PT e Lula para presidente. "Se não for com Lula, o PSB irá com quem?" dizem nos bastidores. O nome do ex-ministro Ciro Gomes que seria uma opção na ala progressista, patina nos 5%.

PT - O PT encomendou uma pesquisa ao Vox Populi para medir a força política do senador Humberto Costa ao governo do estado e nomes como Marília Arraes e Carlos Veras para o senado federal. Ontem, Humberto participou de audiência com o governador Paulo Câmara ao lado da deputada estadual Teresa Leitão, cotada para ser a vice do PSB que deve indicar Danilo Cabral nos próximos dias.

Deselegante - Além de chegar atrasado na reunião entre lideranças do PT e PSB nesta quarta (26), no Palácio do Campo das Princesas, o petista saiu antes de acabar e não voltou mais. O fato não passou despercebido pelos presentes que estão até agora sem entender o que aconteceu.

Visita - O senador Fernando Bezerra Coelho segue percorrendo o estado e conversando com os prefeitos em visitas institucionais e defendendo o nome de Miguel Coelho, prefeito de Petrolina para o governo de Pernambuco. Em declaração ontem o senador disse que "Há uma forte mobilização em favor da renovação e da mudança, para que Pernambuco tenha um caminho alternativo. Há um forte sentimento de frustração e decepção".

Coletiva - O Governo de Pernambuco promove, às 11h desta quinta-feira (27.01), uma coletiva de imprensa para atualização de dados do cenário das doenças respiratórias em Pernambuco. Estarão presentes os secretários André Longo (Saúde), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer) e Gilberto Freyre Neto (Cultura), além do presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Vitória - Assistidos pelos deputados Marco Aurélio e Clodoaldo Magalhães, os feirantes de Toritama obtiveram uma vitória judicial esta semana. O Desembargador Ruy Patu Júnior concedeu uma liminar que determina a retirada das bancas do estacionamento, atendendo uma das reivindicações do grupo.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário