segunda-feira, 27 de julho de 2020

O fator Bolsonaro nas eleições do Recife

Centro de diversas polêmicas no âmbito nacional, sendo amado e odiado por milhares de brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro poderá repetir Lula e ter um papel importante nas eleições municipais de 2020. Eleito em 2002, Lula participou ativamente das eleições de 2004 e reeleito em 2006, teve papel importante nas eleições de 2008.
Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro poderá ser figura central das discussões, seja por parte de seus apoiadores, que buscarão o sentimento bolsonarista para impulsionar determinado candidato, seja pelos seus opositores que buscarão atacá-lo no sentido de angariar votos junto ao eleitorado de esquerda que o Recife possui.
No âmbito oposicionista, apenas Alberto Feitosa e Marco Aurélio sinalizam defender Bolsonaro durante a disputa, enquanto Daniel Coelho, Mendonça Filho e Patrícia Domingos buscam o voto do eleitor bolsonarista mas sem quererem se associar diretamente ao presidente. Enquanto na esquerda, João Campos, Marília Arraes e Túlio Gadêlha sinalizam que irão combater o bolsonarismo durante a campanha eleitoral.
Com indícios de recuperação da popularidade nacional, mas sem muita perspectiva na capital pernambucana, Jair Bolsonaro estará presente na disputa eleitoral de novembro juntamente com as discussões sobre a gestão do PSB, sobre o PT de Marília Arraes e naturalmente sobre os problemas da cidade.
Festejado – O deputado estadual Francismar Pontes (PSB), figura muito querida pelos seus pares na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi bastante festejado pelos amigos na passagem do seu aniversário. Gravaram vídeos os deputados André de Paula, João Campos, Felipe Carreras e Clodoaldo Magalhães, bem como os vereadores Aderaldo Pinto  e Felipe Francismar.
WhatsApp – Em parecer, o Ministério Público Eleitoral defendeu que o encaminhamento de mensagens pela internet ou via aplicativos, como WhatsApp, com potencial de “viralização” e com “conteúdo depreciativo a candidatos”, seja considerado “propaganda irregular passível de aplicação de multa” para quem apenas replica ou compartilha a mensagem. A questão ainda será julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Urnas – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a licitação para novas urnas eletrônicas. A Justiça Eleitoral vai gastar 800 milhões de reais para adquirir 180 mil unidades. As novas urnas devem ser utilizadas apenas nas eleições de 2022. Com o investimento, o TSE sinaliza que não está dando atenção aos boatos sobre fraudes nas urnas eletrônicas.
Volta – Prestes a concluir seu segundo mandato como prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) prepara sua volta à Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022. Antes disso, tentará emplacar Silvino Duarte como seu sucessor em novembro.
Arcoverde – A prefeita Madalena Britto está animada com o desempenho do empresário Wellington Maciel nesta fase de pré-campanha. Ele foi anunciado recentemente como seu candidato em novembro e seu nome está sendo bem recebido pela população de Arcoverde.
Inocente quer saber – Túlio Gadêlha anunciará que vai disputar a prefeitura do Recife pelo PDT?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário