sábado, 25 de julho de 2020

A participação da mulher na política

Tendência - A Participação das Mulheres na Política Brasileira

A eleição desse ano de 2020 será marcada por um diferencial enorme dos últimos anos: A presença maior das mulheres na campanha política. Apenas a título de exemplo na capital de Pernambuco temos hoje duas mulheres que disputam com chances reais de vencer: Marília Arraes e Patrícia Domingos. Segundo informações dos corredores da política pernambucana são grande às chances de que as mulheres ampliem seus espaços na política do estado neste ano. Cerca de 40% a mais dos municípios de Pernambuco serão disputados com mulheres do que foi em 2016.

A luta das mulheres por liberdade, igualdade e participação na política tem feito parte de sua construção histórica sempre em busca do respeito da sociedade. Com o passar do tempo, esse paradigma cultural de que a mulher deve restringir-se à participação nos espaços privados foi sendo rompido e, gradativamente, permitiu-se a inserção da mulher nos espaços públicos. E, acima de tudo, a sociedade passou a aceitar que a mulher, além de deveres, é digna de direitos e competente para a vida social.

"Antes procurávamos mulher para entrar e ocupar um espaço de preenchimento de lacuna nos partidos. Hoje não, o número de mulheres que estão procurando os partidos é bem maior do que antigamente e isso já mostra uma evolução e tanto" conta uma figura dos bastidores.

Em Pernambuco o número é extremamente desigual. Dos 2.322 cargos eletivos do estado, apenas 286 são ocupados por mulheres. Ou seja, pouco mais de 12%. Embora existam cotas eleitorais (lei que assegura uma porcentagem mínima de 30% e máxima de 70% a participação de determinado gênero em qualquer processo eleitoral vigente) esse mecanismo pouco tem contribuído para melhorar a atuação e a chegada das mulheres aos cargos do governo brasileiro.

2020 pode ser um ano de mudanças não apenas por "mudança", mas que pode representar um salto de qualidade na política brasileira.

Gratuidade
O projeto de lei que garante a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE) foi aprovado, em primeira discussão, nessa quinta-feira (23), pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A votação em segundo turno está prevista para a próxima quinta-feira (30).

Recurso
O prefeito afastado de Paulista, Júnior Matuto, ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, com um pedido de liminar para retornar ao comando do Executivo municipal.O pedido de liminar foi protocolado no STJ nesta sexta (24), em Brasília. Matuto foi afastado esta semana, por decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a pedido da Polícia Civil (DRACCO), que desencadeou uma operação policial por supostos atos de corrupção na gestão municipal. Às informações são do Portal de Prefeitura.

PSOL de Olinda prefere Pedro Mendes
O PSOL de Olinda fez várias críticas ao PCdoB de Renildo e a atual gestão do prefeito Lupércio na sua avaliação sobre a conjuntura municipal , que irá balizar o Partido na sua movimentação de alianças nas eleições de 2020.Disse ainda a nota, que prefere apoiar o Pré-candidato Pedro Mendes na sua construção política de esquerda, no primeiro turno, e que espera a decisão do PSB.

Vice definido em Canhotinho
Em Canhotinho, no agreste do estado, o grupo político liderado pelo Deputado Estadual Álvaro Porto (PTB), definiu junto o seu grupo político nesta quinta-feira (23) o pré-candidato a vice-prefeito para compor a chapa majoritária ao lado de Sandra Paes (DEM).

Feira Nova
O líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Ferreira (PE), recebeu a visita da sua pré-candidata à Prefeitura de Feira Nova, Juliana Chaves, para alinhar a sua participação durante o período eleitoral.Deputado federal mais votado no município, André Ferreira também aproveitou para informar que garantiu cinco poços artesianos, que serão perfurados na cidade.

Testou positivo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou ter testado positivo para o novo coronavírus. O comunicado foi feito pelo próprio chefe do executivo estadual em sua conta no Twitter no final da tarde desta sexta-feira (24).

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com


Fonte : Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário