terça-feira, 28 de julho de 2020

O PT e suas divergências

Marília Arraes e Humberto Costa lançam críticas após Moro aceitar ...

Pernambuco assiste novamente a mais uma discussão quase que publica sobre o destino do PT em uma eleição. A mais famosa ocorreu em 2012 quando o PT não deixou que o na época Prefeito João da Costa que tinha 32% das intenções de votos disputasse a reeleição. Foi ali que nasceu a candidatura de Geraldo Júlio que terminou vencendo o pleito e fez com que o partido ficasse em terceiro lugar numa disputa que tinha Geraldo, Daniel, Humberto, entre outros.

Outra disputa do PT, foi em 2010. O ex-prefeito João Paulo teria o nome forte na disputa pelo Senado e já teria feito uma pequena pré-campanha. No entanto, o PT nacional acenou favoravelmente a uma candidatura de Humberto Costa apoiando a reeleição de Eduardo Campos. O governador, na época, Eduardo, não quis se meter na encrenca e disse que a vaga era do PT e viesse quem fosse. Uma pesquisa mostrava que tanto Humberto como João Paulo teriam a mesma força na disputa. Humberto então foi o candidato e venceu a disputa. 

Agora a que juntou mais pessoas e uma torcida enorme foi realmente em 2018. O sentimento por mudanças no comando do estado fez com que muita gente torcesse para que Marília Arraes conseguisse viabilizar sua candidatura a governadora pois era um nome forte e em ascensão para derrubar o Governador Paulo Câmara. Alguém tem dúvidas de quem uma candidatura de Marília no pleito de 2018 mudaria completamente o pleito estadual? Com certeza, e Marília poderia ser a surpresa daquela eleição.

No PT, as mais diversas correntes: Quem defende que o partido permaneça na aliança com o PSB (essa é a majoritária tanto na estadual quanto na municipal) e quem defende a candidatura própria. Dentro do campo dos que apoiam Marília, alguns acreditam que seria melhor que ela resguardasse o seu nome para a disputa de 2022, ao governo do estado. Acreditam que o PSB estará no plano de projeto do PDT com Ciro Gomes e não com o PT, e que ali, em 2022, Marília seria a alternativa e o palanque do provável candidato petista ao planalto em 2022, e tendo uma eleição nacional e com Lula.
A própria Marília chegou muitas vezes a defender essa ideia de que não entraria na disputa pela prefeitura e chegou a defender o nome de Humberto para concorrer a prefeitura do Recife, mas depois reconsiderou. O que não se sabe e vai ser muito difícil de explicar para a população do Recife é como o PT que está no governo Geraldo Júlio e no governo Paulo Câmara vai simplesmente fazer oposição por oposição. 

Os demais pré-candidatos já tem um longo caminho de oposição ao PSB, a título de exemplo: Daniel Coelho que foi oposição ao PT e ao PSB desde a época em que era vereador.

No aguardo do PT
Em entrevista ao nosso Blog, o deputado estadual e presidente do PT, Doriel Barros disse que a palavra final sobre uma candidatura na capital ficará a cargo da Direção Nacional da legenda que é a responsável por definir às alianças políticas nas capitais. Em março a executiva opinou favoravelmente por uma candidatura no própria.

A oposição raiz
Nos bastidores, o nome do deputado federal Daniel Coelho tem sido comentado favoravelmente como o parlamentar que me fez oposição tanto aos governos do PT quanto aos governos do PSB. Em 2005, ainda vereador, Daniel liderou a oposição a investigar um suposto esquema de corrupção ainda no governo João Paulo quando Eduardo nem governador era. E assim foi nos anos seguintes.

Apoio em Limoeiro
O Republicanos Pernambuco, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, oficializou nesta segunda-feira (27), o apoio ao pré-candidato a prefeito de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, Orlando Jorge. Ex-secretário de Saúde do município, Orlando foi vereador e vice-prefeito da cidade e é o principal nome da oposição para disputar a prefeitura de Limoeiro.

PSL e PL em Jaboatão
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), terá seu palanque reforçado pelo PSL, nas eleições municipais deste ano. A aliança foi firmada durante reunião com o presidente estadual do PSL, deputado federal Luciano Bivar. No encontro, os dois ressaltaram os avanços que o município vem alcançando, nos últimos três anos, e a importância de a atual gestão ter continuidade a partir de janeiro de 2021.

Reforço em São Joaquim do Monte
O Deputado Federal André Ferreira anunciou a liberação de R$ 500 mil reais em emendas para o município de São Joaquim do Monte. A verba será para asfaltar o acesso do santuário de Frei Damião e alguns asfaltos que ainda faltam no município. André ainda fez questão de reafirmar o apoio a pré-candidatura de Dunguinha a prefeito de São Joaquim do Monte que tem o respaldo e apoio de Joãozinho Tenório.

Hoje tem Lula Cabral na Live do Blog
E na nossa Live semanal teremos hoje a presença do Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB). Vamos debater assuntos relacionados a pandemia, aos trabalhos desenvolvidos no município e ao pleito de 2020. Para acompanhar é só seguir o nosso Blog no instagram: @blogdosilvinho_oficial, a partir das 20 horas.

Silvinho Silva, editor do Blog
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Whatsapp: (81) 98281 4782

Fonte : Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário