domingo, 19 de julho de 2020

Militantes pró-Bolsonaro fecham com candidatura de Feitosa para o Recife

Grupos de militantes organizados começaram a declarar apoio a Feitosa (Foto: Alepe / Divulgação)
Grupos de militantes organizados começaram a declarar apoio a Feitosa (Foto: Alepe / Divulgação)
Alguns grupos de defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheram um candidato a prefeito no Recife: Alberto Feitosa (PSC). O deputado estadual é pré-candidato e já teve pelo menos dois grupos de militantes de direita anunciando apoio à sua candidatura para a capital pernambucana. Em seu Instagram, o parlamentar vem publicando desde a semana passada vídeos onde estes militantes declaram apoio ao seu nome para a Prefeitura do Recife.

No dia 9 de julho, integrantes de Endireita Recife participaram de uma filmagem com Feitosa. O grupo afirma ter pelo menos 30 mil militantes em suas fileiras. Segundo um dos militantes, que se identifica como “André”, o grupo resolveu apoiar Feitosa por ele ser “o único conservador que defende a família e apoia explicitamente o presidente Bolsonaro”.

O Endireita Recife, cujo lema é “Deus, Pátria e Família”  tem, no Instagram, cerca de 20 mil seguidores. Na última quarta-feira (15), militantes do Endireita participaram de um evento junto com Feitosa na comunidade da UR-07, na Várzea, Zona Oeste do Recife. Junto ao Endireita Recife, estão grupos identificados como Endireita Nordeste (118 seguidores no Instagram), Confederação Direita Brasil (1.374 seguidores na mesma rede social) e o Bolsonaro PE, este com 41 mil seguidores no Instagram.

Integrantes do Bolsonaro PE, no dia 13 de julho, também participaram de um vídeo com Alberto Feitosa declarando apoio à sua possível candidatura. Os militantes disseram que formalizaram  “total apoio à pré-candidatura de Alberto Feitosa à prefeitura do Recife”. Segundo o grupo, Feitosa seria “o único pré -candidato Bolsonarista”. O Bolsonaro PE relata que Feitosa recebeu o então deputado federal Jair Bolsonaro em 1998, quando ele veio pela primeira vez ao Recife. “Publicamente ele se posiciona em defesa do nosso Presidente Jair Bolsonaro e das pautas do seu governo, além de ter os nossos princípios de respeito a Deus, Família e Pátria”, diz a nota do grupo.

Outros pré-candidatos a prefeito no Recife também têm tentado se aproximar da figura de Bolsonaro. Patrícia Domingos (Podemos) vem usando suas redes sociais para se declarar de direita. Em uma publicação do dia 16 de julho no seu Instagram, ela afirma que o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo “um bom trabalho” e que seu partido, o Podemos, vem votando mais com o governo federal que o PSL, ex-legenda de Bolsonaro. Ela também elogia a atuação do ex-ministro Sergio Moro, que saiu do governo em meio a acusações de interferência do presidente na Polícia Federal, e rachando os chamados “lavajatistas”, que apoiam Moro, e os “bolsonaristas”.

O deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), do partido do vice-presidente, Hamilton Mourão, também quer uma fatia da parcela bolsonarista do eleitorado. Pré-candidato à prefeito do Recife, o parlamentar comemorou estar com 3% de intenções de voto em uma pesquisa eleitoral promovida pelo Instituto Potencial, citada por ele em uma publicação no Instagram.

Mais moderados, os pré-candidatos de direita Charbel Maroun (Novo) e Mendonça Filho (DEM) não se aproximam de Bolsonaro em suas publicações. Charbel vem focando em argumentar contra conceitos contrários à sua ideologia. Na quinta (15), publicou em seu Instagram um vídeo com o título “por que o socialismo não funciona?”. Já Mendonça, que foi ministro da Educação, mira em deixar clara sua experiência na vida pública, apesar de seu partido fazer parte da base do governo Bolsonaro no Congresso Nacional.

Fonte : Por: Fillipe Vilar.
Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário