A Câmara dos Deputados aprovou ontem a PEC que altera o calendário eleitoral para os dias 15 e 29 de novembro, contrariando a linha que estava colocada até a semana passada de não modificar a data da eleição. A mudança de rumo se deu pelo receio dos parlamentares de como recairia sobre a Câmara a responsabilidade de o processo eleitoral ser inviabilizado pela Covid-19.
Com a mudança do pleito para quase 40 dias depois do previsto, prefeitos, vereadores, candidatos e deputados ficarão na chuva e no sereno de uma pré-campanha já iniciada e prorrogada por mais tempo.
A dúvida agora é como será realizado o processo eleitoral com as restrições impostas pela Covid-19 como o contato social que inviabiliza caminhadas e demais eventos de campanha de rua. Caberá à classe política ter criatividade para se diferenciar nas propagandas de rádio e televisão bem como nas mídias sociais que terão papel determinante no processo eleitoral de 2020. A conquista do voto será cada vez mais digital e estar fora da internet é meio caminho andado para o insucesso eleitoral.
PROJETO – O Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, a convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), discutiu soluções para o bem-estar e o desenvolvimento infantil nas comunidades brasileiras pós-pandemia, através de uma videoconferência. Na oportunidade, Tullio apresentou a experiência do Programa Mais Vida nos Morros aos membros e secretários presentes que atuam em diversas áreas em todo Brasil, que vislumbraram novos projetos em parceria com a capital pernambucana.
Goiana – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) manteve suspensa uma licitação de Goiana para luminárias LED. A licitação foi estimada em R$ 1.896.203,50. A conselheira Teresa Duere questionou a Prefeitura ter dado prosseguimento a uma licitação presencial em pleno surto da covid-19. Para o TCE, o mais prudente seria a adoção de um pregão eletrônico, que inclusive garantiria uma maior competitividade na licitação, segundo a relatora.
Foro – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, decidiu enviar para julgamento no plenário da Corte a ação apresentada pelo partido REDE contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que concedeu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Com o início das férias coletivas do STF nesta quarta (1), o julgamento deve ficar para agosto.
Aposta no novo – “Nem o passado, nem o presente, Paulista quer o futuro”. Esse é o mantra de Sérgio Leite, pré-candidato do PP à prefeitura do município do litoral norte, nas suas reuniões virtuais. Em oposição aos grupos de Júnior Matuto e Yves Ribeiro, ele sente que a população já está cansada da velha forma de fazer política e precisa de novas atitudes na gestão pública.
Live – A nossa convidada desta quinta-feira é a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). O horário da live é um pouco mais cedo, a partir das 19 horas. Conto com sua audiência em nosso Instagram através do @edmarlyra.
Inocente quer saber – Quem assume o ministério da Educação?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário