sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Prefeitos definem ações comuns para a Região Metropolitana



O que já existia de direito, pode virar prática também. Ontem os prefeitos da Região Metropolitana se reuniram para discutir ações comuns e interação. O encontro, ocorrido no Recife, foi coordenado pelo prefeito eleito da capital. Ao todo, participaram dez dos 14 prefeitos do Grande Recife, além do futuro mandatário de Goiana, na Zona da Mata Norte, Fred Gadelha (PTB).


Os gestores firmaram um pacto metropolitano de unidade nas decisões. A meta do grupo é elaborar um planejamento integrado de desenvolvimento dividido em quatro eixos: economia, inclusão social, meio ambiente e temas urbanos. Para tal, eles definiram um cronograma de ações a partir do próximo ano.

Assim que formar a sua equipe de governo, cada prefeito designará um secretário para tocar a agenda de integração metropolitana representando a sua cidade. Esses auxiliares farão a sua primeira reunião no próximo dia 16 de janeiro, com o objetivo começar a estruturação de políticas públicas conjuntas nas áreas de mobilidade, tratamento de resíduos sólidos, saneamento, saúde, segurança e combate às drogas.

Após dois meses de trabalho dos secretários, os prefeitos voltarão a se reunir no dia 14 de março para deliberar o que foi pactuado e dar início às intervenções. Em virtude da proximidade da Copa das Confederações e da necessidade de soluções para a mobilidade urbana, o local escolhido para o encontro foi a Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. A ideia é que cada reunião posterior seja realizada em uma cidade diferente. 

“O mais importante que fica da reunião de hoje foi a decisão unânime e a demonstração de vontade política em prol da questão metropolitana, que é importante e tem rebatimento na vida de todos os munícipes aqui representados. Saímos com a decisão consensual de que essa questão será prioridade de todas as gestões municipais”, destacou Geraldo Julio, ressaltando que "os desafios serão vencidos de maneira conjunta".

Além de Geraldo e Fred Gadelha, estiveram presente os prefeitos eleitos Júnior Matuto (PSB/Paulista), Adilson Gomes Filho (PSB/Moreno), Mário Ricardo (PTB/Igarassu), Carlos Santana (PSDB/Ipojuca), Jorge Alexandre (PSDB/Camaragibe), Joamy Alves (PDT/Araçoiaba) e Pastor Marcos José (PT/Abreu e Lima); e os reeleitos Elias Gomes (PSDB/Jaboatão dos Guararapes) e Ettore Labanca (PSB/São Lourenço da Mata).


Fonte : Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário