terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Royalties: governadores vão trabalhar em conjunto pela derrubada do veto


Joselito Silveira /Gov. CE
Um grupo de governadores se reuniu na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, eles decidiram trabalhar em conjunto pela derrubada do veto da presidente da República, Dilma Rousseff, ao artigo que estabelecia a redistribuição dosroyalties do Projeto de Lei (PL) 2.565/2011.

Os representantes dos Estados pretendem reunir também com os líderes partidários e com o presidente do Senado Federal, José Saney (PMDB-AP), para pedir a inclusão da apreciação ao veto na pauta do Plenário.
O grupo escolheu o governador do Acre, Tião Viana, para ser o porta-voz, e apresentar as reivindicações e a decisão à presidente Dilma.
Além dos royalties, foi pauta do encontro dirigido pelo governador do Ceará, Cid Gomes, o critério de reajuste do Piso Salarial do Professor. De acordo com o acordado, eles vão apresentar um pedido para que o reajuste seja feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A preocupação é de que não consigam cumprir com a remuneração a partir do ano que vem.

Também estão no encontro os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa, de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; do governador de Alagoas, Teotônio Vilela; de Rondônia, Confúcio Moura; de Roraima, José de Anchieta Junior; de Goiás, Marconi Perillo; e da Bahia, Jaques Wagner.

Ag. CNM
Nos Municípios 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a reunião. A entidade lançou a campanha Agora é no Congresso: Derrubada do Veto Royalties para Todos logo após o anúncio do veto, na tarde do dia 30 de novembro. Em nota divulgada pela Confederação, o presidente Paulo Ziulkoski convocou os 170 milhões brasileiros que foram excluídos da distribuição dos royalties a mobilizarem em uma cruzada nacional.

A CNM também reivindica nova forma de reajuste para o piso Salarial do professor. O Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, em tramitação na Câmara, prevê o reajuste pelo INPC.


Fonte :CNM.

Um comentário:

  1. Impressionante como quem tem mais sempre quer mais. São Paulo e Rio de Janeiro precisam eternamente do Norte e do Nordeste pobres para que eles tenham para onde escoar sua produção.

    Que federação é esta?

    Não sei porque não foi avante a proposta de secessão, por um nordeste independente, como falava a música do Bráulio Tavares.

    ResponderExcluir