sábado, 18 de julho de 2020

Felipe Dantas aponta indícios de nepotismo cruzado na Prefeitura de Camaragibe

Felipe Dantas aponta indícios de nepotismo cruzado na Prefeitura de Camaragibe
O pré-candidato Felipe Dantas e a prefeita de Camaragibe Nadegi/ Foto: Divulgação
O pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe, Felipe Dantas (PV), criticou a notícia de que o marido da deputada estadual Gleide Ângelo(PSB), Edson Araujo, foi contratado pela prefeita Nadegi Queiroz (PRB) para exercer o cargo de secretário-adjunto de segurança pública.
“Como fica a disponibilidade do funcionário sabendo que ele até então era repórter em Caruaru? Se não fosse o fato transcendental de ser marido da deputada, ele teria sido contratado? Que tipo de novidades ele deve implementar na máquina pública sabendo que faltam menos de 30 dias para cessarem transferências de recursos para o município tendo em vista as eleições que se avizinham? Ao menos em tese, o exercício do mandato da prefeita termina nem dezembro, embora ela tenha o direito de se candidatar novamente”, questionou Felipe.
O pré-candidato também falou sobre o secretário de segurança pública, chefe do marido de Gleide, ser casado com uma assessora da mesma deputada e indicou uma possível troca de cargos dentro da Prefeitura.
Para evitar o nepotismo cruzado, o STF editou a Súmula Vinculante nº 13/2008:
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.
Felipe também informou que em 2019, pouco tempo após a prefeita assumir, foi levado a público o fato de que o filho dela ganhava um salário de quase 10 mil reais. Além dele, o tio também recebe o mesmo valor desde o início da gestão. Os secretários de articulação e de assistência social e chefia de gabinete eram cunhados, só para explicitar a falta de zelo pelo dinheiro público.
O grave indício de nepotismo cruzado precisa ser apurado devidamente e mais prudente da parta da prefeita seria exonerar os envolvidos. O episódio simplesmente demonstra um agrado ao PSB, que fará parte da chapa de Nadegi Queiroz.
Enquanto muito é gasto com famílias, o povo assiste o desabastecimento nos postos de saúde, a falta de exames, poucas ações no combate ao covid-19 e na área de meio ambiente.
“As pessoas estão cansadas do faz de conta. As pessoas estão cansadas da mentira”, finalizou Felipe.
Fonte: Portal de Prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário