sexta-feira, 29 de maio de 2020

Prefeitura garante 96,71% da meta vacinal com as 3ª fases da campanha nacional contra gripe

Com o objetivo de intensificar a 3ª fase da campanha de imunização contra a gripe (Influenza) em São Lourenço da Mata, a Prefeitura encerrou, nesta quinta-feira (28), o 3º dia do esquema de vacinação, por meio de drive thru. A ação, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte, buscou também reduzir o risco de contágio pela Covid-19, e foi realizada, desde a última terça-feira (26), na Praça Carlos Wilson (antiga Praça do Canhão). Com a iniciativa, idosos, grávidas, mães no pós-parto, doentes crônicos, pessoas com deficiência e crianças de seis meses até menores de seis anos, puderam receber a dose dentro dos veículos. No somatório dos três, 383 pessoas foram imunizadas pelo sistema de drive thru.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), no município, Rosana Alexandre, a ação de imunização vem sendo adotada por boa parte da população. “Ao todo, a campanha de vacinação já imunizou 25.412 pessoas no município, possibilitando a imunização de 96,71% dos grupos prioritários. A adesão à campanha está sendo satisfatória, especialmente com o drive thru, mas ainda podemos melhorar esse índice, pois, alguns responsáveis estão receosos de saírem com as crianças para vaciná-las, assim como, as gestantes”, pontuou a coordenadora. Rosana faz ainda um chamado aos grupos que ainda não se imunizaram. “A vacina não protege contra a Covid-19, mas sim, contra três tipos de vírus da Influenza que também são responsáveis por Síndromes Gripais e Síndromes Respiratórias Graves, grupos prioritários precisam ficar protegidos, pois são suscetíveis ao agravamento dessas doenças”, complementou.
Para Gislaine Calado, secretária de Saúde, a inciativa é uma ajuda para atingir a meta de imunização. “É importante que a campanha tenha adesão de cada vez mais pessoas, e o drive thru possibilitou isso, de forma ordenada. Reforçamos que esta é a terceira e última fase da campanha de imunização, e quem ainda não se vacinou nas outras fases, deve buscar o sistema de saúde, até o dia 5 de junho, para atualizar as vacinas. Especialmente os grupos prioritários. Os postos de saúde são abastecidos regularmente com as doses contra influenza para atender a população”, explicou a secretária.
Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário