sexta-feira, 29 de maio de 2020

Lula Cabral e Miguel Coelho dão start para abertura do comércio

Seguindo o caminho adotado por diversos estados e cidades espalhadas por todo o Brasil, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, em duas regiões distintas, o primeiro no sertão, o segundo na metropolitana, anunciaram a flexibilização da quarentena em seus respectivos municípios a partir de junho.
A decisão só foi possível graças as ações que os dois gestores realizaram no tocante ao combate à Covid, com a construção de hospitais de campanha, adoção do isolamento social desde março e orientação da população de como proceder durante a pandemia. O resultado apontou que Petrolina e Cabo não figuraram entre as cidades com maior número de casos nem de mortes, o que possibilitou serem os primeiros municípios a flexibilizarem a quarentena.
A decisão traz um alívio para a população dos respectivos municípios que estava confinada desde os primeiros dias de março, mas igualmente exige responsabilidades no sentido de continuar o uso de máscaras, manter o distanciamento social e naturalmente a higienização que é necessária independente de pandemia.
O comércio, por sua vez, começará a girar novamente, ajudando os municípios e à população a vencer juntos as consequências da crise econômica que a Covid-19 nos colocou. É provável que outros prefeitos pernambucanos, em especial aqueles cujos municípios tenham poucos casos, anunciem nos próximos dias a flexibilização da quarentena e aos poucos a vida poderá voltar a uma mínima normalidade.
Candidatura – Herdeiro político de Moacir André Gomes e Vicente André Gomes, este último falecido há vinte dias, Daniel André Gomes anunciou sua pré-candidatura a vereador do Recife pelo PSB nas eleições deste ano. Daniel terá a responsabilidade de manter vivo o legado do seu avô e do seu pai em Casa Amarela, reduto da família, voltando a ter uma cadeira na Casa José Mariano.
Investigação – A Polícia Federal realizou na manhã de ontem uma diligência na sede da prefeitura do Recife a fim de investigar a compra de respiradores realizada pela gestão municipal. Cada respirador custou R$ 21,6 mil. Mas a empresa que vendeu o produto não tinha capital financeiro para comercializá-lo.
Devolução – Tão logo foi identificada a irregularidade na empresa, a gestão municipal não só cancelou a compra como solicitou a devolução dos valores pagos, sendo atendida no último dia 22.
Sintonia – Nome do MDB para a disputa pela prefeitura de Camaragibe, Gustavo Matos realizou Live com Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, também do partido, para discutir medidas da cidade sertaneja a serem adotadas em Camaragibe.
Judicialização – O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu 2,5 mil processos relacionados à pandemia da covid-19 desde 12 de março, quando foi publicada resolução implementando medidas de distanciamento social como prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. O principal caso julgado foi o reconhecimento de competência concorrente de estados, do Distrito Federal, dos municípios no combate à covid-19. Com esta decisão, Bolsonaro não pode acabar com o isolamento social por decreto.
Inocente quer saber – Patrícia Domingos está ganhando força para receber o apoio da maioria dos partidos da oposição?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário