segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Divulgada nova lista de Municípios que deverão implantar curso de medicina

Ministério da SaúdeMinistério da Saúde
Portaria divulgada na sexta-feira, 20 de dezembro, traz a lista atualizada dos Municípios pré-selecionados para a implantação de cursos de medicina por instituições privadas. A publicação tem 49 Municípios de 15 Estados. A primeira lista, divulgada no dia 3 de dezembro, tinha 42 Municípios. No entanto, sete tiveram recurso deferido pelo Ministério da Educação (MEC) e foram acrescentados.
 
O órgão recebeu e analisou recursos de 72 Municípios. A previsão é a oferta de 3,5 mil vagas. A maioria dos Municípios está na Região Sudeste, 26. Em seguida, estão Nordeste, com 10; Sul, com 9; Norte, com 3; e Centro-Oeste, com 1.
 
O Estado do Maranhão, que possui a menor média de médicos por mil habitantes  0,71–, tem apenas um Município entre os pré-selecionados, Bacabal. Por outro lado, São Paulo, com a terceira maior média – 2,64 médicos para cada mil habitantes –, tem 17 Municípios pré-selecionados.
 
Seleção
A carência de médicos no local é um dos critérios para a seleção. São consideradas, ainda, questões como: ter pelo menos cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno, ter serviço de urgência e emergência e ter pelo menos três programas de residência médica nas especialidades prioritárias, que são clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e, ainda, medicina de família e comunidade.
 
Antes de serem considerados aptos, os Municípios serão visitados por uma comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. As instituições de ensino que funcionarão nesses locais também serão escolhidas por edital. Um dos critérios é a contrapartida de investimentos no SUS.
 
Veja aqui a lista de Municípios pré-selecionados.
 
Leia mais:
Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário