sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Apac prevê mais pancadas de chuva no Grande Recife e na Zona da Mata

A previsão do tempo indica pancadas de chuva durante a noite desta quinta (19), com intensidade moderada, no Grande Recife e Zona da Mata, informa boletim divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Segundo o órgão, o tempo deve continuar nublado no Agreste e Sertão do estado e ainda são esperadas chuvas acompanhadas de trovoadas, na noite desta quinta e madrugada de sexta (20).
Conforme a Apac, áreas de instabilidades associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocaram pancadas de chuva nas últimas 36 horas em Pernambuco. Várias ruas do Grande Recife ficaram alagadas. A precipitação também afetou o trânsito e o funcionamento do transporte público. Uma estação do metrô chegou a ser fechada após ser inundada.

Os maiores registros de chuva ocorreram em São Lourenço da Mata (77,4 milímetros), Igarassu (49,6 mm) e Jaboatão dos Guararapes (46,4 mm), cidades do Grande Recife. No interior, os maiores registros foram 35,8 mm (Águas Belas, no Agreste) e 16,6 mm (Arcoverde, no Sertão). As medições foram feitas das 8h às 17h.

Alerta na capital
A Defesa Civil do Recife emitiu alerta para moradores de áreas de risco. O órgão orienta as famílias a procurar abrigo em locais seguros durante a noite desta quinta. Solicitações para colocação de lonas plásticas ou realização de vistorias podem ser feitas pelo 0800-081-3400.

A Prefeitura do Recife ainda informou que realizou 140 vistorias em áreas de risco nesta quinta. Foram colocados 10.064 metros quadrados de lonas plásticas em 45 pontos da cidade para amenizar os efeitos da precipitação.

Ao todo, foram contabilizados 18 deslizamentos de terra de pequeno porte em bairros como Nova Descoberta, Dois Unidos, Passarinho, Jordão, Alto Santa Terezinha, Brejo da Guabiraba, entre outros. Ninguém ficou ferido.
Energia elétrica
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que, em virtude da chuva, redobrou o efetivo de profissionais para trabalhar no restabelecimento de áreas afetadas. As equipes permanecerão em regime de contingência até a regularização da situação. A maior dificuldade da empresa em atender aos casos emergenciais está no deslocamento das equipes de prontidão, agravado pelos alagamentos nas vias urbanas. A maioria das ocorrências está relacionada a interferências da vegetação na rede de elétrica.

A Celpe orienta que, durante a comunicação de queda de energia, clientes informem o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. Além do teleatendimento (0800-081-0196), a companhia oferece serviço gratuito para comunicar falta de energia por meio de torpedos via celular. É preciso enviar uma mensagem de texto para o número 27308, informando apenas o número da conta contrato do imóvel onde está ocorrendo a interrupção de energia. A concessionária promete enviar resposta com o registro do protocolo e a informação sobre o prazo de atendimento da solicitação em até três minutos.
Fonte :CBN .

Nenhum comentário:

Postar um comentário