quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Governo Federal e Estados montam estratégias de promoção direcionadas


Faltam poucos meses para a bola rolar no principal campeonato de futebol do mundo. Entre os dias 12 de junho a 13 de julho deste ano, as grandes seleções de diversos continentes vão se enfrentar nos gramados brasileiros. No último mês, os grupos foram selecionados. Para o turismo o sorteio, além de definir os primeiros embates, serviu também para os Estados e o Governo Federal começassem a pensar numa estratégia focada de promoção. 


Muitos destinos comemoraram as chaves montadas, com disputas que prometem agitar as cidades-sede. O Ceará, por exemplo, vai intensificar sua promoção na Europa e no México. “Os efeitos da Copa para a economia do turismo no Ceará serão ainda mais contundentes pelos jogos confirmados, de seleções campeãs como México, Alemanha, Uruguai e o nosso Brasil. Para atrair este público, vamos intensificar as ações promocionais na Europa e, agora, no México também. O aeroporto de Lisboa, o nosso principal hub no continente, já tem diversas peças publicitárias e, nos próximos meses, vamos estender a ação para outros equipamentos e países”, revela Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará.

Alberto Feitosa, secretário de Turismo de Pernambuco, também se mostrou bastante contente com o resultado. "Estou bastante satisfeito com o sorteio da Copa do Mundo de 2014. A escolha das seleções que irão jogar na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, foi de encontro com as ações realizadas neste ano pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco. Um exemplo é o aumento de voos para os Estados Unidos da Copa Airlines, que faz uma parada no Panamá, facilitando a vinda dos mexicanos para o Brasil. Além disso, também possuímos o voo Recife/Frankfurt, que trará os alemães diretamente a solos pernambucanos para os jogos do Mundial”, prevê Feitosa.

Luis Otávio Neves, secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal, comemora o fato de
Brasília ser um dos dois únicos destinos que receberão sete jogos da Copa do Mundo. “A cidade terá seleções cujas torcidas são bastante fieis e vão ao estádio. Com a definição, ampliaremos a estratégia de promoção, que já era constante em Portugal e na Colômbia, pois são públicos com interesse espontâneo pela cidade. Investir em feiras, exposições, divulgação em meios de comunicação e, principalmente, trabalhar de forma mais específica na tradução do nosso material publicitário”, explica o dirigente.

"Os orixás estiveram do lado da Bahia neste sorteio". A afirmação foi do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Juntos, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal e França estão entre os dez países que mais enviam visitantes do exterior para o Estado. Amparado nos dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Leonelli afirma que a Bahiatursa fará uma ampla promoção do estado nestes mercados emissores. "Esses países enviam mais de 200 mil visitantes à Bahia por ano, número que deve ser bastante ampliado na Copa”, avalia.

Segundo o último estudo divulgado pela Fipe em 2011, a relação país x turistas na Bahia é a seguinte: Espanha (71 mil), Alemanha (42 mil), França (48 mil), Holanda (10 mil) e Portugal (25 mil). Leonelli também destaca o fato de a Bahia ter voos diretos de Madri (serão sete a partir de abril), Frankfurt (um) e Lisboa (sete). "Devemos trabalhar intensamente Suíça, Bósnia e Iran e garantir a recepção de voos charteres desses países e trazer os visitantes destes locais para o nosso estado", completa.

Turismo e Cultura unidos em prol do Mundial de 2014 - Os ministros do Turismo e da Cultura, Gastão Vieira e Marta Suplicy, definiram atuação conjunta para a Copa do Mundo de 2014. A ideia é criar um calendário cultural nas 12 cidades-sede e arredores para estimular o turismo e fortalecer a imagem do Brasil. O Ministério do Turismo ficará encarregado da divulgação dos eventos para estimular o aumento do fluxo de visitantes e a Cultura será responsável pela definição da programação. Um grupo técnico, formado por integrantes das duas pastas, vão detalhar o planejamento.
 
“O trabalho em parceria com certeza vai potencializar os resultados e otimizar o legado da Copa do Mundo. Não podemos perder essa oportunidade de mostrar todas as riquezas do nosso país para o mundo”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para a ministra Marta Suplicy o mundial de futebol deve ser usado para o Brasil fortalecer a sua imagem mundialmente. “São bilhões de telespectadores olhando para o nosso país. Em termos de publicidade, seria algo que não teríamos condição ou prioridade para investir. Ter valido a pena o investimento, ou não, vai depender da nossa capacidade de mostrar um Brasil eficiente e culturalmente diverso”, comentou.
 
Para ampliar as agendas das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Ministério da Cultura abriu um concurso público para selecionar atrações para as 12 cidades-sede. Um total de 1.805 propostas foram cadastradas em todas as áreas, da música ao circo, da arquitetura à gastronomia.

Centros de Treinamentos - Muitas seleções já definiram onde ficarão hospedadas durante o Mundial. Entre os destinos beneficiados, destaque para o Estado de São Paulo. As seleções do México, Costa Rica, Irã, a campeã do mundo França e Portugal confirmaram nos últimos dias que se hospedarão em cidades paulistas para sua preparação e treinamento durante a Copa do Mundo de 2014.

Ampliar a participação dos municípios do Estado de São Paulo na Copa do Mundo é um dos objetivos estratégicos do Comitê Paulista. São Paulo atingiu 36% do total, em todo o país, dos Centros de Treinamento de Seleção (CTS) aprovados pela FIFA e que podem ser escolhidos pelas seleções como sua base no Brasil. 

Santos (México e Costa Rica), Ribeirão Preto (França), Guarulhos/São Paulo (Irã) e Campinas (Portugal) foram os municípios escolhidos. “Com a variedade e qualidade da nossa oferta, acreditamos que teremos mais de dez seleções treinando em nosso estado. Em breve o Comitê lançará um guia de turismo com roteiros de 1 a 3 dias em destinos distantes até 300 quilômetros da capital. A ideia é incentivar a viagem dos turistas pelo estado entre um jogo e outro”, explica Claudio Valverde, secretário de Estado de Turismo de São Paulo.

Palco da grande final -  A capital fluminense vai receber o principal jogo da Copa do Mundo, a final, que acontece no Maracanã. “O Governo do Estado estava preparando o Rio de Janeiro para a Copa do Mundo antes mesmo do anúncio oficial da Fifa sobre a sede do Mundial. O Governo do Estado já está fazendo a promoção dessas cidades em feiras nacionais e internacionais. O objetivo é aproveitar o bom momento do Rio para alavancar o turismo no interior, aumentando o tempo de permanência do visitante e, consequentemente, a renda gerada para o estado”, garante Ronald Ázaro, secretário de Turismo do Estado. Com esse e outros eventos, a cadeia turística será um dos setores mais importantes. O turismo representa 3,5% da economia fluminense, mas o objetivo é atingir 8% nos próximos anos. 

Expectativa nos municípios -  "Sobre o sorteio da Copa do Mundo 2014, tenho a dizer que fiquei muito satisfeito. Países como Chile e Colômbia, por exemplo, são geograficamente próximos ao Brasil e o turista poderá ter acesso através de vários meios de transporte, inclusive o rodoviário. Temos a expectativa de receber desses países aproximadamente 15.000 turistas. Além da Rússia, que é um dos países da Europa que mais gasta com turismo. Já temos confirmados dois voos fretados da Rússia para Cuiabá. Para divulgação do turismo em Cuiabá, a SMTUR junto com parceiros, está desenvolvendo um vídeo onde retrata a beleza e a cultura do nosso município, que será divulgado nesses países. Regiões como o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Cultura e Gastronomia Cuiabana, Centro Histórico e Igrejas Centenárias." - Marcus Fabricio, secretário de Turismo de Cuiabá

“Estamos muito satisfeitos com o resultado e a avaliação é extremamente positiva. Receberemos a Espanha, campeão do mundo, a partir do dia 15 de maio; a Austrália, que deve trazer de 30 a 40 mil torcedores, e a maior seleção da África, a Nigéria. Em alguns deles faremos workshops para apresentar Curitiba, além de comunicação durante os campeonatos nacionais de futebol destes países e também em revista de bordo e vídeos nas companhias aéreas nacionais.” - Paulo Roberto Ribeiro, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba

“Com o resultado do sorteio das seleções teremos em Porto Alegre oito seleções dos cinco continentes: dois países campeões mundiais (França e Argentina) e um duas vezes vice-campeão (Holanda) e, ainda, a possibilidade de ter aqui outro campeão nas oitavas de final (Alemanha). Essa composição dará excelente visibilidade à cidade, abre importante janelas de promoção e de consolidação do destino Porto Alegre. Em 6 de dezembro iniciamos um processo de planejamento que irá resultar em um plano promocional. Mas podemos adiantar que o foco principal das ações será a Argentina, tendo em vista a proximidade geográfica com o país vizinho.” - Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre


Fonte : Mercado e Eventos.

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