Uma usina solar com capacidade para abastecer 20% da necessidade da Arena Pernambuco deve começar a funcionar no próximo mês, em uma área de 14.500 metros quadrados ao lado do estádio, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A partir da luz do sol, a usina poderá produzir 1.500 megawatts-hora por ano, energia elétrica suficiente para o consumo de 6 mil pessoas, conforme reportagem do NETV 2ª Edição desta quinta-feira (15).
O projeto custou cerca de R$ 10 milhões e vai começar a funcionar na segunda quinzena de setembro. Parte da usina ainda precisa ser finalizada. Ao todo, são 3.822 painéis solares, chamados de módulos, compostos por células que captam a luz emitida pelo sol e a transformam diretamente em energia elétrica. Equipamentos chamados inversores convertem a corrente e ajustam a energia gerada ao sistema de distribuição da Celpe.
A Arena pode não usar toda a energia fabricada pelo projeto mas, como não há armazenamento, o que "sobrar" deverá ser abatido da conta de energia do estádio. "Toda a energia que não for consumida pela Arena será injetada no sistema de distribuição da Celpe. Isso é contabilizado para que possa ser abatido da conta no fim do mês", afirmou o gestor de Eficiência Energética da Celpe, Daniel Sarmento.
Ainda de acordo com Sarmento, esta é a primeira usina deste tipo no estado. "A tecnologia fotovoltaica tem um baixíssimo impacto ambiental e pode ser instalada em tamanhos menores, em áreas urbanas. Com isso, evitam-se as linhas de transmissão, que geram perdas e custos", disse o gestor.
Fonte :G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário