O último dia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expedir as instruções relativas às eleições de 2014, de acordo com o Calendário Eleitoral, é o dia 5 de março do próximo ano. Entretanto, as instruções relativas às eleições de 2014, ressalvadas eventuais alterações que sejam necessárias para a regulamentação do pleito, serão divulgadas para os eleitores antes do previsto no Calendário. O objetivo da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e do ministro relator das instruções, Dias Toffoli, é que as normas sejam expedidas cinco meses antes do prazo legal, isto é, em outubro de 2013.
De acordo com o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência (Asesp) do TSE, Murilo Salmito, essa mudança no prazo é para melhorar o serviço de informação à sociedade. “O motivo é dar a todos os atores do processo eleitoral, inclusive o eleitor, mais tempo para que haja um conhecimento profundo das instruções relativas ao pleito de 2014”, explica.
O Calendário Eleitoral é uma resolução aprovada pelo Plenário do TSE. As eleições são regidas pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e pela Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). O Calendário foi a primeira resolução aprovada sobre as eleições de 2014.
Confira no Portal do TSE o Calendário que fixa as principais datas a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral no pleito.
Fonte :TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário