segunda-feira, 17 de junho de 2013

População ainda espera melhorias, após construção da Arena Pernambuco












Construída para levar desenvolvimento a São Lourenço da Mata, cidade da região metropolitana de Recife, a Arena Pernambuco não produziu reflexo positivo algum à população do município.

Só cinco comércios em seu entorno são beneficiados.
O estádio fica a cerca de 18 km de Recife e a 5 km do centro de São Lourenço. Ao seu redor, há apenas um posto e quatro restaurantes, que ficam na beira da BR-232.
Estes, sim, desfrutam do movimento que a Copa das Confederações gera.

Todos foram procurados por patrocinadores do torneio e fizeram parcerias. Coca-Cola e Ambev deram verba para a reforma dos locais, forneceram toldos, balões, geladeiras novas, aparelhos de cozinha, telões e colocaram placas de publicidade.

A Folha conversou com proprietários de três desses locais. Eles estimam que seus rendimentos vão aumentar em até 100% na Copa das Confederações.
"Recebo entre 800 e 900 pessoas por dia. Agora, acho que esse número vai chegar a 2.000 pessoas", diz Edmundo de Lima, dono do restaurante Bode do Mundinho, que foi também pintado com recursos dos patrocinadores.

Copa das Confederações - Espanha x Uruguai


Felipe Trueba/Efe




Vista da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, momentos antes do início da partida entre Espanha e Uruguai no 2º dia da Copa das Confederações Saiba mais sobre o jogo
Mas a prosperidade projetada por esses comerciantes está distante da realidade da população de São Lourenço.

A reportagem visitou a cidade, de 98 mil habitantes, que contrasta com a modernidade proposta com as obras da Copa das Confederações.

Não há muitos hotéis, o comércio não aumentou seu rendimento e a população não respira o evento que acontece a 5 km de lá.

"A 'Cidade da Copa' é uma ilusão. São Lourenço não melhorou em nada", critica Roberto Rivellino, gerente da churrascaria Manacá, localizada no centro da cidade.

A Folha foi à prefeitura para falar com o prefeito Ettore Labanca, do PSB, mesmo partido de Eduardo Campos, governador do Estado. Funcionários disseram que Labanca costuma despachar de casa --onde o prefeito também não foi encontrado.

O projeto do governo de PE é fazer um complexo na área onde está o estádio, chamado "Cidade da Copa", com custo de mais de R$ 1 bilhão.

Prevê construção de campus de universidade federal, de residências, shopping etc.
"Construir a arena em São Lourenço foi uma decisão urbanística do governo do Estado para desenvolver o interior", explica Ricardo Leitão, secretário da Copa no Estado de Pernambuco.

Fonte :Folha da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário