segunda-feira, 29 de junho de 2009

Município discute ações para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) começará a funcionar em julho
.

Nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual, promove uma Jornada Municipal de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS. O evento, que acontece na Câmara de Vereadores e no Centro Social Urbano, é voltado para os profissionais da saúde do município. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e demais pessoas ligadas à questão, participam de oficinas de trabalho e debates, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção destas doenças. Também visa o preparo dos profissionais para a implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município. No local, a população poderá realizar testes capazes de detectar DSTs, além de receber orientações sobre como prevenir tais doenças.

Já a partir de julho, o CTA deve começar a funcionar no Centro de Especialidades Médicas, antigo PAM, na Vila do Reinado, até que seja determinada a sede própria. “A população de São Lourenço da Mata precisa se deslocar para Camaragibe ou Recife para realizar este tipo de exame. Este é mais um grande avanço promovido pelo secretário Humberto Antunes em nosso município”, enfatizou Marta Ramos, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal.

INFORMAÇÕES - As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DSTs também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário