quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fórum de Gestores Públicos de Cultura discute meios para promover artistas locais

Que o município de São Lourenço da Mata é repleto de artistas, ninguém duvida. Mas o anonimato dos mesmos ainda pode ser uma barreira para o sucesso. Mas é com o propósito de reverter esse quadro que a Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude da Prefeitura de São Lourenço da Mata já prepara novidades para que os artistas locais sejam conhecidos e valorizados como merecem. Este foi um dos principais pontos do terceiro encontro do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Metropolitana do Recife, que aconteceu nesta terça-feira.

No evento, o intercâmbio de idéias, práticas e experiências entre os catorze secretários de cultura da Região Metropolitana trouxe ainda mais ações a favor dos artistas locais. Até o dia 30 de setembro deste ano, cada município deve constituir um Conselho Municipal de Cultura, formado por membros do poder público e da sociedade para a discussão de novos projetos. As cidades que não cumprirem o prazo, não receberão verbas para a implantação dos planos.

Em breve, os artistas de São Lourenço da Mata já começarão a perceber os efeitos do Fórum, segundo o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas. “Nós já enviamos para análise da Procuradoria um Projeto de Lei que visa valorizar os artistas locais. Depois da aprovação, começaremos a cadastrá-los para sabermos o que temos em casa e em quais segmentos somos mais fortes”, explicou.

De acordo com o secretário, a cultura local terá mais oportunidade na cidade. “Queremos dar valor ao que temos. No Carnaval tivemos desfiles de agremiações locais, no São João também iremos contar com nossos artistas. É uma gestão voltada para valorizar a cultura de São Lourenço da Mata”, afirmou Adalberto.

Logomarca – A logomarca do Fórum dos Gestores Públicos de Cultura da Região Metropolitana do Recife foi escolhida na reunião de ontem. O projeto aprovado por unanimidade foi levada pelo secretário de Cultura de São Lourenço da Mata, Adalberto Epaminondas. O próximo encontro está marcado para o dia 21 de julho e, dessa vez, São Lourenço da Mata abrigará o Fórum.

Para o secretário, o evento é uma oportunidade de se aproximar dos demais gestores. “Nós temos Recife e Olinda que estão bem mais avançadas nessa questão cultural, mas nos encontros podemos conhecer melhor seus gestores e discutir novas idéias, saber o que realmente deve ser feito”, disse.

Renata Gondim - Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário