sexta-feira, 8 de maio de 2020

Informações que não batem

Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife fazem ação para ...
Estamos vivendo um período complicado com a pandemia do novo coronavirus e não bastasse isso a falta de informações tem sido um dos empecilhos para o Governo do Estado manter os cidadãos informados sobre os casos em suas cidades. E olhe, que Pernambuco está sendo tido como um dos estados mais transparentes na divulgação dos dados. 

Bem, enquanto no Boletim Diário do Governo do Estado surgem casos em municípios que exames deram negativos, em outros simplesmente os dados estão desatualizados. Cito como exemplo Barreiros onde a Prefeitura divulgou uma atualização com oito casos e no boletim do governo do estado ainda consta apenas um caso por lá. Não é a primeira e nem será a última vez que vão tirar números de cidades ou acrescentar. Afinal, alguém está errando.

A reclamação é geral. A demora na divulgação dos números reais do coronavírus e de uma atualização está deixando os pernambucanos com várias interrogações. Além disso, a secretaria de saúde precisa esclarecer alguns casos pendentes de pessoas que faleceram e que foram sepultadas com os devidos cuidados e com os "boatos" de que seria covid-19, quando na verdade era outra patologia. Aliado a isso, a própria família do falecido cujos boatos estão na rua sofrem uma certa discriminação, entendida pelo fato do pânico na população. 

Dá para entender que o governo de Pernambuco está falhando e muito na comunicação com a questão da divulgação desses dados para a população que precisa e tem o direito de ser bem informada.

Dinheiro para atender moradores de rua
O Deputado Estadual Alberto Feitosa (PSC) agradeceu ao Presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) a liberação de R$ 1 bilhão de reais para atender aos moradores de rua. Essa questão foi bastante abordada pelo parlamentar nos últimos dias tendo em vista que o governo do estado tem feito uma enorme concentração de campanha para o "Fique em casa" mesmo sendo sabedores das dificuldades habitacionais tanto no estado como na Região Metropolitana.

Dia das mães
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Caruaru - HEMOPE irá celebrar próxima sexta - feira (08), o dia das mães. Este ano, a celebração será diferente por causa da pandemia que estamos passando e não poder aglomerar pessoas. O Hemope junto com a Estação Regional do Governo Presente Caruaru vão homenagear as três mães que mais doaram sangue na Instituição.  Sendo elas: Dona Valdete Vieira, que já realizou 52 doações, Dona Josefa Alves, que já soma 30 e dona Rita Nascimento que já totaliza 27 doações.

O exemplo de Fernando de Noronha
Decretado o lockdown em 20 de abril,Fernando de Noronha foi o primeiro lugar do país a decretar o fechamento total. A medida, tomada em conjunto com várias outras, já gerou resultados na crise do novo coronavírus na ilha: de 28 casos confirmados, 25 pacientes já foram recuperados, restando ainda três, e firmando uma taxa de 89% de recuperação – uma grande discrepância com relação aos 56,7% da média nacional. Com a ajuda do isolamento natural – Fernando de Noronha é uma ilha localizada a 545 km da capital pernambucana –, uma série de medidas “duras” foram tomadas no lugar, que já teve uma das maiores taxas proporcionais de contaminação do país.

Emenda retirada
Após discutir com a cantora Anitta, por meio de uma live no Instagram, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) anunciou a retirada da emenda proposta por ele que tinha como objetivo diminuir percentualmente o repasse de direitos autorais para compositores. O debate, proposto por Anitta, aconteceu na noite da terça-feira (5), em que os dois conversaram e a artista defendeu a classe artística e argumentou a favor da retirada da emenda.

Sem lockdown
Apesar de uma expectativa alimentada por parte da população de que o governo do estado decretaria o fechamento total das atividades nesta quarta-feira, o bloqueio máximo ainda está sendo discutido e não foi implementado em Pernambuco. O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, que algumas das medidas anunciadas como lockdown por outros estados já foram adotadas em Pernambuco como ação para conter a disseminação do coronavírus.

Auxílio Emergencial
O calendário para pagamento da segunda parcela do auxílio de R$ 600, que será feito a partir da semana que vem, deverá ser divulgado hoje.  A informação foi dada nesta quinta-feira (7), pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento do novo coronavírus. Onyx informou também que uma parceria com os Correios está prestes a ser anunciada.


Silvinho Silva é editor do Blog do Silvinho

WhatsApp: (81) 98281 4782
E-mail: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte : Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário