sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Caminhada contra as Drogas reuniu centenas de pessoas

Uma grande caminhada mobilizou toda a cidade no combate contra as drogas, na manhã desta sexta-feira (6). A marcha, que também contou com apresentação cultural, percorreu as principais ruas do Centro de São Lourenço da Mata levantando a voz, a bandeira e uma marca estampada no peito dizendo “Basta”. O objetivo maior foi de alertar e conscientizar a sociedade sobre os malefícios que a droga pode causar na vida das famílias, marcando o início de ações preventivas nas escolas para 2014.
O Dia Municipal de Combate às Drogas, amparado na Lei 2.422/2013, é de autoria do presidente do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas (COMAD) e também vereador, Leonardo Barbosa. “O dia de hoje é de muita alegria e prazer. A caminhada mostra que o poder Executivo está sensibilizado com essa causa. Essa concentração é a prova disso. Vamos movimentar esse trabalho em 2014, já fizemos todo o cronograma para isso”, afirmou Leonardo Barbosa.
Ainda de acordo com o vereador, o Conselho, que nasceu em junho, é o terceiro da Região Metropolitana de Recife, seguido de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e já se mostra atuante nas causas para o qual foi criado. Para o vice-prefeito, Gino Albanez, a sensibilização é um grande ato preventivo para os jovens, mostrando a eles que o uso das drogas é o mal da humanidade.
A secretária de Assistência Social, Marineide Silva, também presente na caminhada, considerou o trabalho de hoje como um grande Dia D, reforçando todas as ações já desenvolvidas pelo Conselho, em conjunto com um grupo representativo, que envolve a Câmara Municipal, as Secretarias de Saúde e Educação, além da Polícia Militar.
Como prova disso, as escolas receberam diversas ações socioeducativas ao longo do ano, em parceria com o 20° Batalhão da Policia Militar de Pernambuco e a Patrulha Escolar. “Essa caminhada é muito importante. Respondo, como policial militar, que não quero mais fazer repreensão, mas sim o trabalho de prevenção nas comunidades. E isso já está sendo feito por meio de oficinas, esportes e ainda através de depoimento de pessoas”, disse a Cabo da Policia Militar, Gorete Marques.
Juntamente com esse trabalho, o mentor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) no município, Davi Santos, enfatizou a importância da prevenção, principalmente em estimular, através de palestras, sobre o verdadeiro mal causado pelas drogas na vida das crianças e adolescentes.
Já a estudante Adrielly Araújo, de 13 anos, da Escola M. Apolônio Sales, segurando uma bandeira do Brasil, lembrou que esse combate contra as Drogas pode começar nas escolas, com ações que, por menores que sejam, comovam os jovens de todo o país.
A caminhada contou ainda com a participação dos secretários de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas; de Assistência Social, Marineide Silva; de Educação, Ana Paula Ceneviva; de Comunicação Social, Renata Gondim; do presidente da Câmara, José Leopoldo, e demais vereadores da Casa; além de representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho de Direitos do Idoso, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Fonte:Publicado em 06/12/2013 por Redação-SECOM/

Nenhum comentário:

Postar um comentário