Um grande sábio respondeu certa vez que o melhor momento da vida pública de um político era "quando o povo o queria". "Existe um dado momento em que a população se cansa daquele indivíduo que está no poder e quer mudar, e enxerga em uma pessoa a escolha certa para aquele momento" disse. Quando existe essa atração entre o político e o povo surge um sentimento, que não tem pesquisa, não tem notícia, que tire da mente das pessoas isso.
O que o político fala ecoa com bons sons, nos ouvidos de quem vai votar. Foi o caso que aconteceu com o Presidente Bolsonaro. Existem aqueles que acreditam que o presidente caiu do nada na campanha de 2018 e que ali seria a vez de um anti-PT que não fosse ele. Mas não! Quem o povo reconheceu como anti-PT foi ele. E ainda hoje apesar das inúmeras vozes que se levantam contra o PT, Bolsonaro ainda representa fortemente esse sentimento de não se querer o PT.
Da mesma forma é a corrida pela Prefeitura do Recife. Até o momento diversas pesquisas mostram números totalmente divergentes. Em uma está o deputado federal Daniel Coelho na frente, na outra está Marília Arraes, seguidos da Delegada Patrícia e do deputado federal João Campos. Alberto Feitosa aparece muito bem posicionado nas pesquisas, além de Mendonça Filho e Marco Aurélio, mas uma coisa é certa: Se o recifense quer e fato mudar os rumos e a condução da cidade, ainda não encontrou digamos, "a cara metade".
Campanha política é sentimento e razão. E se os dois não se encontram, dificilmente alguém vai querer mudar. A mudança exige muito. Um exemplo: Em uma pesquisa espontânea quando se pergunta em quem se votaria para prefeito sem dizer os nomes, João Campos aparece em primeiro lugar. Além disso, o Prefeito Geraldo Júlio aparece com o triplo da votação dos demais. Isso significa que apesar de tudo existe uma parcela muito significativa da sociedade recifense que não quer mudar. Não quer trocar de comando. Isso é um ponto positivo para o PSB.
Já o que leva alguém a não querer votar no PSB, é o sentimento de que haja uma mudança radical na política da capital. E é justamente nessa parte do eleitorado que o nome da Delegada Patrícia Domingos aparece forte. Não adianta querer fugir da realidade que está aí aos olhos da população. O sentimento de que a Delegada estava investigando muita gente e que foi "barrada" continua vivo na mente do recifense, e isso vai sim pesar na hora da campanha e do voto.
O jogo de 2022 está sendo jogado agora
Diferente de 2016 quando Armando apoiou o então candidato João Paulo mesmo sem ter a garra de 2014, agora em 2018 parece que o ex-senador despertou que o jogo de 2022 precisa começar a jogar agora e embora não tenha planos de disputar novamente o Palácio das Princesas cabe a ele (Armando) como o comandante da oposição uma posição que traga chances reais de vitória na capital para que possa dar um fôlego à oposição e ânimo para 2022. Não foi apenas Armando quem enxergou isso, mas também o PSDB, através de Bruno Araujo.
Questionamento
E por falar no PSDB, a presidente estadual do partido também cobrou duramente do Governador Paulo Câmara uma ação concreta para o conserto das estradas do agreste do estado que estão totalmente abandonadas. Aliado ao mesmo pensamento de Alessandra Vieira, o deputado Wanderson Florêncio (PSC) indagou o governo do estado a respeito do projeto "caminhos de Pernambuco" que não se soube mais notícias dele.
Onde você estava?
O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) fez uma postagem no seu instagram que chama atenção de todos. "Onde você estava em 2005"?. Na época, Daniel Coelho era vereador e forte oposicionista do Governo João Paulo (na época do PT) que iniciava o seu segundo mandato com o apoio do PSB. Na época, a oposição organizava frentes para investigar o governo João Paulo. "Onde você estava em 2005? Eu estava fazendo oposição ao governo do PSB/PT. Eram poucos os que tinham coragem de enfrentá-los naquela época" diz o deputado na postagem.
Onde você estava?
O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) fez uma postagem no seu instagram que chama atenção de todos. "Onde você estava em 2005"?. Na época, Daniel Coelho era vereador e forte oposicionista do Governo João Paulo (na época do PT) que iniciava o seu segundo mandato com o apoio do PSB. Na época, a oposição organizava frentes para investigar o governo João Paulo. "Onde você estava em 2005? Eu estava fazendo oposição ao governo do PSB/PT. Eram poucos os que tinham coragem de enfrentá-los naquela época" diz o deputado na postagem.
No PSB motivos para comemorar
Junho de 2020 registrou o menor quantitativo de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde que essa modalidade de crime começou a ser computada pela segurança pública de Pernambuco, em 2005. De lá para cá, houve 15 junhos, todos com registro de roubos acima das ocorrências do mês passado, quando ocorreram 3.490 casos. Nessa série histórica, o de 2010, com 3.908, era até então o junho com menos crimes patrimoniais (confira lista completa abaixo). A cidade do Recife, com 1.097 CVPs, também teve a menor incidência nessa década e meia.Vale lembrar que conta-se 8 anos de Eduardo Campos-João Lyra, o mandato inteiro do Governador Paulo Câmara e ainda sobra uma rapinha para o senador Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho.
Henrique Diniz ganha força em Lagoa Grande
Enquanto na capital a oposição está montando o seu quebra-cabeça, no interior os pré-candidatos começam a se mobilizar para a montagem de seus palanques eleitorais. Em Lagoa Grande, Henrique Diniz continua numa verdadeira saga em busca de formalizar uma ampla coligação em torno de seu nome. Henrique conta com o apoio do deputado federal Fernando Filho e deve enfrentar o prefeito Vilmar Cappellaro que até esses dias dizia que não estava no momento de falar "ainda" de política.Fernando Filho declarou seu apoio a Henrique por meio de um vídeo postado nas redes sociais. Ele disse “depositar todo apoio e confiança que tem na competência do jovem político”, para devolver a esperança ao povo logoagrandense de ver a cidade crescer de verdade a partir de 2021.
E por falar em renovação
A força da renovação parece pairar também sobre a Câmara de São Joaquim do Monte, onde o jovem Ricardo Jefferson, pré-candidato a vereador na cidade anunciou ontem sua pré-candidatura. Segundo informações passadas pelo Blog do Jonata Daniel, Ricardo é "um dos nomes que recebemos a informação de que poderá ocupar a uma vaga no legislativo será do jovem Ricardo Jefferson, que em uma conversa com o blog confirmou a intenção de pleitear uma vaga no legislativo".
Renovação também em Venturosa
Já em Venturosa, tivemos uma entrevista com Tarcísio (PP) que é pré-candidato a vice-prefeito e disse que a cidade está abandonada nas mãos do prefeito Eudes que é aliado do deputado federal Sebastião Oliveira. A população da cidade parece que entendeu o recado tendo em vista que após o domínio de 16 anos do atual grupo político, o prefeito foi derrotado em 2018 por um "até então" grupo pouco significante. É justamente esse grupo que está sob a liderança do republicano Adriano, pronto para mudar a política de Venturosa.
Abandono em Venturosa
O Prefeito da cidade de Venturosa, Eudes, não tem um plano de coleta de lixo para a cidade. Este blog tomou conhecimento que tem locais da cidade onde o lixo das residências é "queimado" justamente por não ser coletado. Em pleno século XXI uma coisa dessas acontecer injustificável. Em uma entrevista na cidade o prefeito disse que a população achava que ele estava "morto" politicamente e que iria "começar a trabalhar"... agora... no último ano.
Castro continua pré-candidato
Em Palmares, após a aliança do Cidadania com o pré-candidato Alexandre Leão, Castro disse que vai procurar outra legenda e que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Palmares. Para Castro "eleição se ganha e se perde, o que um homem não pode perder jamais é a vergonha na cara e a dignidade!".
Live com Albérisson Carlos
Hoje teremos live com o pré-candidato a vereador do Recife pelo Democratas, Albérisson Carlos. Presidente da UDN-PE/ACS-PE, ele foi candidato a deputado federal em 2018 e obteve mais de 48 mil votos. Vamos debater com ele o papel da segurança e fazermos uma análise da conjuntura política local. Para acompanhar a entrevista é só acompanhar: @blogdosilvinho_oficial.
Silvinho Silva, Editor do Blog
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fonte : Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário